MENTORING: UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DE APOIO AO DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Higor Chagas Cardoso Unievangà©lica
  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes Unievangà©lica
  • Denis Masashi Sugita Unievangà©lica
  • Diego Antà´nio Calixto de pina Gomes Mello
  • Jalsi Tacon Arruda Unievangà©lica
  • Lenita Vieira Braga Unievangà©lica
  • Marcela de Andrade Silvestre Unievangà©lica
  • Marluce Martins Machado da Silveira Unievangà©lica
  • Tiago Arantes Pereira

Palavras-chave:

Educação Médica. , Educação em Saúde. , Mentoria.

Resumo

MENTORING � UM PROJETO EDUCACIONAL QUE OFERECE SUPORTE E APOIO AOS ESTUDANTES DE MEDICINA A PARTIR DO SEGUIMENTO PERIÓDICO DE UM GRUPO DE DISCENTES COM UM PROFESSOR MENTOR, DURANTE O PER�ODO DA GRADUAÇÃO. ESTE RELATO TRAZ A EXPERI�NCIA EM UM PROGRAMA DE MENTORIA DESENVOLVIDO NO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DE GOI�S E BUSCA DESCREVER OS OBJETIVOS DOS ENCONTROS DO MENTOR COM O SEU GRUPO DE DISCENTES, BEM COMO RELACIONAR AS RESPECTIVAS ESTRAT�GIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS. DURANTE O ANO DE 2019, DURANTE O PROGRAMA DE MENTORING, FORAM REALIZADOS OITO ENCONTROS MENSAIS. OBSERVOU-SE QUE A PARTIR DO ENGAJAMENTO E DOS RELATOS DOS PARTICIPANTES, O MENTORING APRESENTOU ALGUNS DESAFIOS, ENTRETANTO SE MOSTROU COMO UMA INICIATIVA CAPAZ DE TRANSFORMAR AS RELA��ES INTERPESSOAIS ENTRE DISCENTES E DOCENTES, POSSIBILITAR A PROMO��O DA INTEGRA��O ENTRE OS ALUNOS E CRIAR UM AMBIENTE FAVOR�VEL AO DI�LOGO E � CONSTRU��O DO CONHECIMENTO. AL�M DISSO, EVIDENCIOU-SE QUE O MENTOR PODER� CRIAR UMA RELAÇÃO DE AJUDA PARA COM SEUS DISCENTES DURANTE SEU DESENVOLVIMENTO ACAD�MICO, TORNANDO-SE MODELO POSITIVO NA CONSTRU��O DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE SEUS ALUNOS.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

CHAGAS CARDOSO, Higor; TEIXEIRA VILHENA BERNARDES, Cristiane; MASASHI SUGITA, Denis; ANTÀ´NIO CALIXTO DE PINA GOMES MELLO , Diego; TACON ARRUDA , Jalsi; VIEIRA BRAGA , Lenita; DE ANDRADE SILVESTRE, Marcela; MARTINS MACHADO DA SILVEIRA , Marluce; ARANTES PEREIRA , Tiago. MENTORING: UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DE APOIO AO DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 10–14, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6960. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES