MENTORING: UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DE APOIO AO DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA
Palavras-chave:
Educação Médica. , Educação em Saúde. , Mentoria.Resumo
MENTORING � UM PROJETO EDUCACIONAL QUE OFERECE SUPORTE E APOIO AOS ESTUDANTES DE MEDICINA A PARTIR DO SEGUIMENTO PERIÓDICO DE UM GRUPO DE DISCENTES COM UM PROFESSOR MENTOR, DURANTE O PER�ODO DA GRADUAÇÃO. ESTE RELATO TRAZ A EXPERI�NCIA EM UM PROGRAMA DE MENTORIA DESENVOLVIDO NO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DE GOI�S E BUSCA DESCREVER OS OBJETIVOS DOS ENCONTROS DO MENTOR COM O SEU GRUPO DE DISCENTES, BEM COMO RELACIONAR AS RESPECTIVAS ESTRAT�GIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS. DURANTE O ANO DE 2019, DURANTE O PROGRAMA DE MENTORING, FORAM REALIZADOS OITO ENCONTROS MENSAIS. OBSERVOU-SE QUE A PARTIR DO ENGAJAMENTO E DOS RELATOS DOS PARTICIPANTES, O MENTORING APRESENTOU ALGUNS DESAFIOS, ENTRETANTO SE MOSTROU COMO UMA INICIATIVA CAPAZ DE TRANSFORMAR AS RELA��ES INTERPESSOAIS ENTRE DISCENTES E DOCENTES, POSSIBILITAR A PROMO��O DA INTEGRA��O ENTRE OS ALUNOS E CRIAR UM AMBIENTE FAVOR�VEL AO DI�LOGO E � CONSTRU��O DO CONHECIMENTO. AL�M DISSO, EVIDENCIOU-SE QUE O MENTOR PODER� CRIAR UMA RELAÇÃO DE AJUDA PARA COM SEUS DISCENTES DURANTE SEU DESENVOLVIMENTO ACAD�MICO, TORNANDO-SE MODELO POSITIVO NA CONSTRU��O DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE SEUS ALUNOS.