RELATO DE EXPERI�NCIA DO CURSO DE PSICOLOGIA
O SOFRIMENTO PS�QUICO DO PAR DISCENTE/DOCENTE
Palavras-chave:
Sofrimento psíquico. Precarização. Psicologia. Docência.Resumo
O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI REALIZAR UMA REFLEX�O CR�TICA A PARTIR DO RELATO DE EXPERI�NCIA DO GRUPO DE DOCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEVANG�LICA DE ANÁPOLIS DURANTE AS ATIVIDADES ACAD�MICAS REALIZADAS NO PER�ODO DE PANDEMIA, EM 2020. BUSCOU-SE DISCUTIR A FUN��O DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A FUN��O DA INSTITUI��O ESCOLA E A PRECARIZA��O DA ATIVIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA COMO UM AGRAVANTE DO SOFRIMENTO PS�QUICO. DISCUTIU-SE TAMB�M O MODO COMO ESSES ELEMENTOS IMPACTAM O V�NCULO DOS PROFESSORES COM OS ALUNOS E A IMPORT�NCIA DA PRESERVA��O DESSE V�NCULO ENQUANTO FUN��O FORMATIVA ESSENCIAL EM PSICOLOGIA. CONCLUIU-SE QUE, SEM NEGAR O SOFRIMENTO PS�QUICO EM NENHUM DOS LADOS, ESTE FOI TRABALHADO E POSSIBILITOU UM FORTALECIMENTO DOS V�NCULOS ENTRE PROFESSOR ALUNO, SERVINDO COMO ESTRAT�GIA DE COPPING FRENTE �S ADAPTA��ES QUE ERAM EXIGIDAS PARA AMBOS. POR FIM, SE REFOR�A QUE NÃO SE TRATA DE UM ELOGIO � PRECARIZA��O, MAS SIM AO TALENTO DAQUELES QUE CONSEGUEM TRABALHAR APESAR DELA.