O USO DE TRADUÇÀ•ES COMO SUPORTE METODOLÓGICO DE ENSINO:

UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA NO CURSO DE RELAအဢES INTERNACIONAIS DA UNIEVANG�LICA

Autores

  • MARIANA REZENDE MARANHAO DA COSTA Centro Universitário de Anápolis - UniEvangà©lica
  • Antà´nio Alves Carvalho
  • Hugo de Andrade Silvestre
  • Juraci da Rocha Cipriano
  • Marcos Andrà© Ribeiro
  • Marcos Flávio Portela Veras
  • Márcio Dourado Rocha
  • Mariane Morato Stival
  • Regiane Janaà­na Silva de Menezes
  • Renzo Nery

Palavras-chave:

Tradução., Transcrição., Relações Internacionais., Projeto de Turma.

Resumo

METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS � TRADU��O DE CONTE�DOS ACAD�MICOS T�M SIDO GERALMENTE VISTAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INEFICAZES DEVIDO A UM TIPO DE ASSOCIAÇÃO DAQUELAS, EM LARGA MEDIDA PRECIPITADA, A M�TODOS �€ŒULTRAPASSADOS�€ DE ENSINO. O USO NÃO REVISITADO DA TRADU��O COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA FORTALECEU A �€ŒSUPOSI��O MONOL�NGUE�€ DE QUE O INGLÊS DEVERIA SER ENSINADO SEM A INCLUS�O DE ATIVIDADES DE TRADU��O NA SALA DE AULA. NO ENTANTO, NAS �LTIMAS D�CADAS, TODO UM ARCABOU�O DE PESQUISAS TEM REAVALIADO O USO DA TRADU��O NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS EFL (ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE, OU INGLÊS COMO L�NGUA ESTRANGEIRA). O PREDITO ARCABOU�O DISCUTE OS BENEF�CIOS DESTA ABORDAGEM DE ENSINO PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NÃO APENAS DE L�NGUAS AOS ALUNOS, MAS DE CONTE�DOS ESPECIALIZADOS. COM BASE NAS CONCLUS�ES DE ALGUNS DESSES ESTUDOS, O PRESENTE RELATO DE EXPERI�NCIA TEM COMO OBJETIVO ADVOGAR EM FAVOR DA UTILIDADE DA TRADU��O (INGLÊS-PORTUGU�S) EM DISCIPLINAS DO CURSO DE RELA��ES INTERNACIONAIS DA FACULDADE UNIEVANG�LICA DE ANÁPOLIS (BRASIL). ESPERA-SE QUE ESTE RELATO CONFIRME, ASSIM, A VALIDADE DESTA FERRAMENTA METODOLÓGICA E SUGIRA ALGUMAS DIRETRIZES SOBRE COMO INTEGRAR AS ATIVIDADES DE TRADU��O NO ENSINO DE UM CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

COSTA, MARIANA REZENDE MARANHAO DA et al. O USO DE TRADUÇÀ•ES COMO SUPORTE METODOLÓGICO DE ENSINO: : UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA NO CURSO DE RELAအဢES INTERNACIONAIS DA UNIEVANG�LICA . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6499. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES