EXPERI�NCIAS INOVADORAS E EXITOSAS NO APOIO AO DISCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • ANDREA SIQUEIRA ASSOCIAà‡àƒO EDUCATIVA EVANGà‰LICA
  • Angà©lica Gouveia Lima Amâncio
  • Camila de Souza Brito
  • Eumar Evangelista de Menezes
  • Gabriela Gomes dos Santos Naves
  • Herbert Emà­lio Araújo Lopes
  • Marcos Ribeiro da Silva Costa
  • Priscilla Silva Santana
  • Valdir Cavalcante
  • Wendel Ribeiro Quintino

Palavras-chave:

Ensino jurídico. Ensino Remoto. Pandemia. Apoio ao Discente.

Resumo

O ANO DE 2020 FICAR� MARCADO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM DECORR�NCIA DAS CONSEQU�NCIAS DA PANDEMIA E DO FECHAMENTO DAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. ANTES, OS PROFESSORES USAVAM METODOLOGIAS EXPOSITIVAS, TENDO COMO CENTRO DESSE PROCESSO, O PROFESSOR, SEM, CONTUDO, UTILIZAR AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO MECANISMO PARA MINISTRA��O DAS AULAS. EM NENHUM OUTRO MOMENTO DA HISTÓRIA, A EDUCAÇÃO DEPENDEU TANTO DA TECNOLOGIA PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. OS PROFESSORES SE REINVENTARAM E BUSCARAM AS METODOLOGIAS ATIVAS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

POR CERTO TIVEMOS RESPOSTAS NEGATIVAS QUANTO A IMPLANTA��O DESSE NOVO PROCEDIMENTO COM AULAS REMOTAS, PRINCIPALMENTE PELA RESIST�NCIA DOS ALUNOS, A PRINC�PIO, E DOS PRÓPRIOS PROFESSORES. NO ENTANTO, OS PONTOS POSITIVOS SUPERARAM OS NEGATIVOS E O MAIS IMPORTANTE DISSO TUDO, FOI QUE A EDUCAÇÃO NÃO PAROU, GRA�AS AOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE VISLUMBRARAM NO ENSINO REMOTO E NA UTILIZA��O DE METODOLOGIAS ATIVAS, UMA SOLU��O ACERTADA PARA ESSE MOMENTO SOMBRIO DA EDUCAÇÃO.

� INQUESTION�VEL QUE A TECNOLOGIA TEM SIDO UM SUSTENT�CULO PARA A CONTINUIDADE DA EDUCAÇÃO E QUE, A PARTIR DA SUA UTILIZA��O, EM CONSEQU�NCIA DE UMA NECESSIDADE EXTREMA, EM RAZ�O DA PANDEMIA, DIFICILMENTE SAIR� DO PLANO DE ENSINO DOS PROFESSORES, MESMO QUANDO A ROTINA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO RETOMAREM A ROTINA PRESENCIAL.

OS PROFESSORES E TODOS OS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DEVEM SE ORGULHAR POR SE ADAPTAREM, EM UM TEMPO RECORDE, A ESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ANTECIPAR A TRANSFORMA��O DO ENSINO COM A EFETIVA APLICA��O DAS METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DID�TICOS DIGITAIS, E QUE APESAR DAS DIFICULDADES DE ACESSO AOS RECURSOS DIGITAIS POR MUITOS PROFESSORES E ALUNOS, O ENSINO SE TORNOU MAIS ACESS�VEL, QUEBRANDO BARREIRAS DO TEMPO E DO ESPA�O.  

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

SIQUEIRA, ANDREA et al. EXPERI�NCIAS INOVADORAS E EXITOSAS NO APOIO AO DISCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6494. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES