€ŒKAHOOT€ METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE €ŒDIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM€

UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA

Autores

  • Joicy Mara Rezende Rolindo Centro Universitário de Anápolis-Unievangà©lica https://orcid.org/0000-0002-0102-3314
  • Glaucia O.A.B.Meireles
  • Meillyne Alves dos Reis
  • Juliana Macedo Melo Andrade
  • Tatiana Caexeta Aranha

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa. Educação Superior. Kahoot. Gamificação.

Resumo

INTRODUÇÃO: NA CONTEMPORANEIDADE, TORNA-SE CADA VEZ MAIS COMUM O USO DE JOGOS DIGITAIS (DGBL) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA A ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. EXISTEM DIVERSOS FORMATOS DE JOGOS DIGITAIS PARA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA, BEM COMO DIVERSOS M�TODO DE IMPLEMENTA��O E AVALIA��O EM TODAS AS ETAPAS DO ENSINO, O QUE QUEBRA A ROTINA DE MODELOS DE ENSINO MAIS EXPLICATIVOS E TRAZ M�TODOS DE APOIO � FORMA��O PROFISSIONAL, ESTIMULANDO A PARTICIPA��O E INTERA��O DOS ALUNOS.  O KAHOOT � UM APLICATIVO ONLINE COM UMA S�RIE DE FUN��ES QUE PODEM SER ADAPTADAS � SUA APLICA��O, TORNANDO-O UMA FERRAMENTA VI�VEL E ACESS�VEL. COMO UM PARTICIPANTE DA ATMOSFERA ALEGRE DAS ATIVIDADES DE ENSINO EM GRUPO, O JOGO OFERECE TEMPO PARA RELAXAMENTO E INTERA��O ENTRE OS PARTICIPANTES DA SALA DE AULA (BRAZIL; BARUQUE, 2015). OBJETIVO: RELATAR A EXPERI�NCIA UTILIZADA NA CONDU��O DO JOGO KAHOOT ONLINE, COMO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO CONTE�DO DE �€ŒDIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM�€. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERI�NCIA BASEADO NA AUTOAVALIA��O DOS DISCENTES DO 6�° PER�ODO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA COM A UTILIZA��O DO JOGO KAHOOT ONLINE. CONCLUS�ƑO: ESTE ESTUDO MOSTROU QUE OS APLICATIVOS E JOGOS DIGITAIS PODEM SER USADOS �€‹�€‹COMO FERRAMENTAS VALIOSAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PROMOVENDO A MOTIVA��O, CURIOSIDADE, INTERATIVIDADE, RACIOC�NIO REFLEXIVO, COLABORA��O, COMUNICA��O E PENSAMENTO CR�TICO COMO NA EXPERI�NCIA VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

ROLINDO, Joicy Mara Rezende; O.A.B.MEIRELES, Glaucia; ALVES DOS REIS, Meillyne; MACEDO MELO ANDRADE, Juliana; CAEXETA ARANHA, Tatiana. €ŒKAHOOT€ METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE €ŒDIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM€: UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6482. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES