EXPERI�NCIA DE DOCENTES DE ENFERMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO E ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19
Palavras-chave:
Educação superior. Educação em enfermagem. Educação à distância. Ensino aprendizagem.Resumo
RESUMO: NO IN�CIO DO SEGUNDO SEMESTRE DE DOIS MIL E VINTE, AINDA EM MEIO � PANDEMIA DA COVID-19, ATIVIDADES PR�TICAS
E EST�GIOS CURRICULARES NO CURSO UNIVERSITÁRIO DE ENFERMAGEM PERMANECIAM SUSPENSOS NA TENTATIVA DE PRESERVAR A SAÚDE
DE ALUNOS, PROFESSORES E EVITAR O AUMENTO DE CASOS DA DOEN�A. PASSADOS POUCO MAIS DE 20 DIAS DO IN�CIO DO SEMESTRE,
A FLEXIBILIZA��O NO PROTOCOLO DE MATRIZ DE RISCO PERMITIU RETORNO COM ATIVIDADES LABORATORIAIS. INICIARAM-SE AS PR�TICAS E
EST�GIOS NO AMBIENTE DOS LABORATÓRIOS. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO RELATAR A EXPERI�NCIA DE EST�GIO E DE ENSINO PR�TICO
DE LABORATÓRIO, APOIADO POR AULA REMOTA E S�NCRONA, REALIZADA PELOS DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO
UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DE GOI�S, BRASIL, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERI�NCIA QUE
POSSIBILITA A DESCRI��O DE ACONTECIMENTOS OCORRIDOS E VIVENCIADOS PELOS DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM
DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS- UNIEVANG�LICA FRENTE �S ATIVIDADES DE EST�GIOS E DE PR�TICAS. A PRINC�PIO OCORREU
A PREPARA��O DA AULA REMOTA, COM A UTILIZA��O DE RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O POSSIBILITOU A
GRAVA��O DE AULAS EM LABORATÓRIOS, POSTERIORMENTE DISPONIBILIZADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. A
DISPONIBILIZA��O ANTECIPADA DE CONTE�DOS ACONTECIA LOGO APÓS A PREPARA��O DA AULA REMOTA. AS AULAS REMOTAS E S�NCRONAS
PROPORCIONARAM INTERA��O COM OS ALUNOS, MAS APRESENTOU FRAGILIDADES TÉCNICAS REFERENTES � QUALIDADE DO SOM E
DIFICULDADES PEDAGÓGICAS NOS MOMENTOS DE ESCLARECIMENTO DE D�VIDAS REFERENTES A TÉCNICAS QUE PRECISAVAM SER
DEMONSTRADAS, SENDO NECESS�RIA A RETOMADA DO MESMO ASSUNTO POR MAIS DE UMA VEZ. COM A LIBERA��O DOS LABORATÓRIOS
PARA ATIVIDADES PR�TICAS E EST�GIOS CURRICULARES, OS ALUNOS PUDERAM EXECUTAR A SIMULA��O DE TÉCNICAS ESPEC�FICAS DO CUIDAR
EM ENFERMAGEM DE BAIXA E ALTA COMPLEXIDADE, AL�M DE SIMULAR ESTUDOS DE CASOS ESPEC�FICOS DE GESTÃO E GER�NCIA EM
SAÚDE. O RETORNO DAS ATIVIDADES EM LABORATÓRIO P�DE PROPORCIONAR A GARANTIA DE SIMULA��O DE EST�GIO DE ATIVIDADES
PR�TICAS QUE ESTAVAM IMPOSSIBILITADAS DE SEREM REALIZADAS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE, SUPRINDO PARCIALMENTE A DEMANDA
DA APRENDIZAGEM. ASSISTIR DIRETAMENTE O PACIENTE � ALGO QUE NÃO PODE SER SUBSTITU�DO POR ATIVIDADES S�NCRONAS OU
LABORATORIAIS QUE CONTAM COM AMBI�NCIA ADEQUADA, MAS NO LUGAR DO PACIENTE EXISTE UM BONECO/MANEQUIM SIMULADOR.
PARA OS ALUNOS FORMANDOS REPRESENTOU A OPORTUNIDADE DE T�RMINO DA GRADUAÇÃO E INSER��O NO MUNDO DO TRABALHO.