PORTFÓLIO NA EDUCAÇO SUPERIOR:
EXPERI�ŠNCIA DE AVALIA��O FORMATIVA NO ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Avaliação formativa. Educação superior. Ensino Remoto. Portfólio.Resumo
INTRODUÇÃO: NO PROCESSO FORMATIVO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) FRENTE AO QUE � PROPOSTO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS), O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TEM COMO OBJETIVO FORMAR ENFERMEIROS GENERALISTAS, TENDO EM VISTA UM CONJUNTO DE COMPET�NCIAS E HABILIDADES ESPEC�FICAS PARA QUE POSSAM ATUAR NOS DIVERSOS AMBIENTES DA PR�TICA PROFISSIONAL. MUDAN�AS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DESENCADEOU NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, NOVAS POSSIBILIDADES PARA AS PR�TICAS DO ENSINO E DE MELHORIA NO FORMATO DAS AVALIA��ES. AS METODOLOGIAS ATIVAS (MA), FERRAMENTAS DE ENSINO, TECNOLOGIAS DE INFORMA��ES E COMUNICA��ES (TIC�€™S) EST�O SENDO TRABALHADAS COMO FORMA DE SUBSIDIAR NO PROCESSO DE ENSINO E AVALIA��O, UMA SEQU�NCIA EVOLUTIVA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.                                                          OBJETIVO: DESCREVER A EXPERI�NCIA DE DOCENTES NA UTILIZA��O  DO  PORTFÓLIO COMO METODOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE A IMUNIZA��O. M�TODO: RELATO DE EXPERI�NCIA DE DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-GO - UNIEVANG�LICA, NO USO DO PORFTÓLIO, NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA, DO 6�º PER�ODO. REALIZADO ENTRE  OS MESES DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2020. UTILIZADO ROTEIRO ESTRUTURADO, PLATAFORMAS DIGITAIS, COMO AVA E LYCEUM, AULAS S�NCRONAS ATRAV�S DO GOOGLE MEET, PARA DESENVOLVIMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIA��O E UTILIZA��O DAS TIC�€™S, PARA CONSTRU��O/EXECU��O. RESULTADOS:  AULAS S�CRONAS SUFICIENTES PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIA��O DO PORTFÓLIO. O APLICATIVO UTILIZA��O PARA CONSTRU��O FOI O CANVA. AS PONTECIALIDADES ENCONTRADAS FORAM A CRIA��O VARIADA DE TEXTOS EM QUADRINHOS, JORNAIS, REVISTAS, INFOGR�FICOS, MAPAS CONCEITUAIS, DESENHOS LIVES E LITERATURA DE CORD�IS TEM�TICOS. PARA DESCREVER OS IMUNOBIOLÓGIOS DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZA��O UTILIZOU-SE FLUXOGRAMAS E DESENHOS LIVRES. AS FRAGILIDADES FORAM: DIFICULDADE NA LEITURA DO MATERIAL DE ESCOLHA, CLASSIFICADO COMO EXTENSOS, PARA LEITURA E SINTETIZA��O. FORAM SOLUCIONADAS ATRAV�S DAS AULAS S�NCRONAS ATRAV�S DO GOOGLE MEET E FÓRUM DE PLANEJAMENTO (AVA). CONCLUS�ƑO: PERCEBEU-SE QUE A UTILIZA��O DO PORTFÓLIO COM AS TIC�€™S POTENCIALIZOU A COMPREENS�O DOS DISCENTES QUANTO AO TEMA SELECIONADO PARA O ESTUDO.