O PLANO DE ENSINO INTERATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
ESTE TEXTO APRESENTA UM RELATO DE EXPERI�NCIA, NA PERSPECTIVA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PELO MEIO DIGITAL, TENDO POR PARADIGMA UM ESTUDO DE CASO PROPOSTO COMO EIXO DE PESQUISA PARA A CONSTRU��O DE UM PLANO DE ENSINO, A QUE CHAMO INTERATIVO. A JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DE TAL RELATO PARTE DOS RESULTADOS, POSITIVOS, OBTIDOS COM A INTERA��O TEÓRICA-PR�TICA DO CONTE�DO E PARTICIPA��O DO ALUNADO NO PROCESSO DE CONSTRU��O DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO DE TAL EXPERI�NCIA FOI O DE RESGATAR HABILIDADES E CAPACIDADES ESSENCIAIS PARA O MEIO ACAD�MICO, TAIS COMO A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE, O QUE SE DEU VIA PESQUISA, DIRECIONADA PELOS GRUPOS COOPERATIVOS DE APRENDIZAGEM, NUMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA, CULMINANDO COM FÓRUNS DE DISCUSS�O SOBRE O TEMA. ADOTOU-SE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DID�TICOS DIGITAIS PARA TAL FIM, A PARTIR DOS QUAIS FOI POSS�VEL IDENTIFICAR FRAGILIDADES NESSE PROCESSO, TAIS COMO AS DIFICULDADES DE ACESSO AOS RECURSOS DIGITAIS, POR ALGUNS, E AINDA, A PARTICIPA��O EFETIVA, LIMITADA �QUELES QUE ASSISTIAM �S AULAS, AT� MESMO DADA A JUSTIFICATIVA DE MUITOS NÃO TEREM ACESSO � INTERNET.
 
PALAVRAS-CHAVE: PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. PLANO DE ENSINO INTERATIVO.