O ENSINO REMOTO E OS EFEITOS NO INTERESSE E NA SATISFAÇO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DA SARS-COV-2: RELATO DE EXPERI�NCIA

Autores

  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes Unievangà©lica
  • Alisson Martins de Oliveira Unievangà©lica
  • Aline de Araújo Freitas Unievangà©lica
  • Denis Masashi Sugita
  • Jalsi Tacon Arruda
  • Lea Resende Moura Unievangà©lica
  • Luciana Caetano Fernandes Unievangà©lica
  • Milena Moreira Lima Unievangà©lica
  • Rodrigo Scaliante de Moura Unievangà©lica
  • Tiago Arantes Pereira Unievangà©lica

Palavras-chave:

Ensino remoto, E-learning, Pandemia

Resumo

COM O ADVENTO DA PANDEMIA POR SARS-COV-2 MUITAS MEDIDAS FORAM TOMADAS PARA QUE A EDUCAÇÃO PUDESSE SE ADAPTAR A ESSE NOVO MODELO DE ENSINO DENOMINADO E-LEARNING. APESAR DE ESSE PROCESSO J� VIR ACONTECENDO DE FORMA INTENSA O ADVENTO DESSE MOMENTO DE CRISE MUNDIAL POSSIBILITOU UMA ACELERA��O NO DESENVOLVIMENTO E BUSCA POR MAIOR CONHECIMENTO DA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O, AL�M DE BUSCA POR NOVAS FORMAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO, QUE PUDESSEM TRANSPOR AS NOVAS BARREIRAS. A EDUCAÇÃO, POR SE TRATAR DE UM PROCESSO QUE DEPENDE DE V�RIOS ATORES, ALUNO E PROFESSORES, NÃO SE VERIFICA COMO UM PROCESSO SIMPLES E DESSA FORMA A MUDAN�A REPENTINA DE UM MODELO QUASE TOTALMENTE PRESENCIAL PARA UM MODELO COMPLETAMENTE REMOTO OU, EM ALGUMAS CIRCUNSTÂNCIAS, H�BRIDO SE APRESENTA COMO UM PROCESSO MUITO DESAFIADOR. AL�M DE TODA PRESS�O SOCIAL E MERCADOLÓGICA OS PROFESSORES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PASSARAM POR UM PROCESSO DE ACOLHIMENTO AOS ALUNOS, QUE SE TORNAM CADA VEZ MAIS UM AGENTE ATIVO EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AL�M DE PARTICIPAREM CADA VEZ MAIS DA AVALIA��O DE NOVAS FERRAMENTAS PROPOSTAS, AUXILIAR NO NORTEAMENTO DE A��O MAIS ASSERTIVAS. SENDO ASSIM O PRESENTE RELATO TEM POR OBJETIVO DEMONSTRAR A AVALIA��O DOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIEVANG�LICA SOBRE A NOVA ESTRUTURA EMPREGADA NOS PROCESSOS DE ENSINO E AVALIA��O DO EIXO MORFOFUNCIONAL. PARA TAL FOI ENVIADO AOS ALUNOS UM QUESTION�RIO QUE VISAVA VERIFICAR A OPINI�O DELES SOBRE AS MODIFICA��ES QUE FORAM REALIZADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MORFOFUNCIONAL DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2020. O QUESTION�RIO FOI ELABORADO COM QUEST�ES FECHADAS E ABERTAS, SENDO QUE NAS QUEST�ES ABERTAS OS ALUNOS PODERIAM RELATAR SEUS ELOGIOS, CR�TICAS E INDICAR PROPOSTAS DE MELHORIA PARA O PRÓXIMO SEMESTRE. A PARTIR DA APLICA��O DO QUESTION�RIO FOI POSS�VEL OBSERVAR QUE A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS SE ADAPTOU COM �XITO A MODIFICA��ES PROPOSTA, E POSSUEM OPINI�ES BEM FUNDAMENTADAS DE QUAIS SERIAM PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS. A EQUIPE ENTENDE QUE AS MODIFICA��ES FORAM IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PROPICIARAM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADE E COMPET�NCIAS ANTERIORMENTE NÃO APRESENTADAS POR GRANDE PARTE DOS ALUNOS.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

TEIXEIRA VILHENA BERNARDES, Cristiane et al. O ENSINO REMOTO E OS EFEITOS NO INTERESSE E NA SATISFAÇO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DA SARS-COV-2: RELATO DE EXPERI�NCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6465. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES