ENGENHARIA PEDAGÓGICA PARA A MODELAGEM DAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇO PRESENCIAIS NO FORMATO REMOTO
Palavras-chave:
Engenharia pedagógica. Modelagem. Disciplinas Remotas. Graduação.Resumo
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A ENGENHARIA PEDAGÓGICA OU DESIGN EDUCACIONAL PARA A MODELAGEM DAS
DISCIPLINAS REMOTAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. COM A
PANDEMIA DE COVID-19, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FOI ALTERADO DE FORMA DISRUPTIVA E IRREVERS�VEL. OS
DOCENTES E ACAD�MICOS PRECISARAM SE ADEQUAR RAPIDAMENTE � NOVA REALIDADE ACAD�MICA, CONSTITU�DA POR AULAS
S�NCRONAS E ASS�NCRONAS NAS SALAS DE AULA VIRTUAIS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE
2020 FOI UM MOMENTO DE ADAPTA��O URGENTE, QUE TROUXE APRENDIZADO E CONHECIMENTOS RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO E
IMPLEMENTA��O DAS DISCIPLINAS DO SEGUNDO SEMESTRE, QUANDO A MODELAGEM APRESENTADA NESTE TRABALHO FOI ADOTADA NA
INSTITUI��O PARA O PER�ODO DE AULAS REMOTAS E/OU H�BRIDAS. NO PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS, OS SEGUINTES ASPECTOS FORAM
CONSIDERADOS: CARGA-HOR�RIA, DIVIS�O DO CONTE�DO TEÓRICO E PR�TICO, LAYOUT IDEAL PARA AS SALAS VIRTUAIS, INFRAESTRUTURA
DENTRE OUTROS ASPECTOS. UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO NESTE TRABALHO A T�CNICA DO RELATO DE EXPERI�NCIA DESCRITO
PELA PRÓ-REITORIA ACAD�MICA DA UNIEVANG�LICA. O ESTUDO APRESENTA A ENGENHARIA PEDAGÓGICA PARA A MODELAGEM DAS
DISCIPLINAS NAS SALAS VIRTUAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA INSTITUI��O. TODO O PROCESSO TEVE COMO PRINCIPAL
OBJETIVO SUBSIDIAR DID�TICA E PEDAGOGICAMENTE OS ESTUDANTES EM SUA APRENDIZAGEM REMOTA E/OU H�BRIDA