AS EXPERI�NCIAS EM ENSINO REMOTO EM ÉPOCA DE PANDEMIA: UM RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Educação, Ensino Online, AprendizagemResumo
A PANDEMIA POR COVID-19 LIMITOU NÃO APENAS O CONV�VIO SOCIAL MAS OCASIONOU A SUSPENS�O DE AULAS PRESENCIAIS, INTRODUÇÃO R�PIDA DE PR�TICAS PEDAGÓGICAS EMERGENCIAIS E ESTRAT�GIAS ALTERNATIVAS QUE CONTEMPLAVAM O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO DESCREVE UM RELATO DE EXPERI�NCIA DE EDUCAÇÃO REMOTA NO ENSINO SUPERIOR NA PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PR�TICA DOCENTE, OFERECIDA NA MODALIDADE ONLINE, EM UMA DISCIPLINA INTEGRADA DE AGRESS�O E DEFESA, COM OS CURSOS DE BIOMEDICINA, ENFERMAGEM, FARM�CIA E FISIOTERAPIA EM UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NO INTERIOR DE GOI�S, NO QUAL FORAM TRABALHADOS EM AMBIENTE VIRTUAL O REFERENCIAL TEÓRICO, OBJETO DE APRENDIZAGEM, ATIVIDADES PR� E PÓS S�NCRONA E MOMENTOS S�NCRONOS COM AULAS AO VIVO E GRAVADAS. PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO FORAM APLICADOS METODOLOGIAS ATIVAS POR APLICATIVOS, PLATAFORMAS DE ENSINO E GAMIFICA��O. ENTRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO REMOTO, DESTACA-SE A FALTA DE INFRAESTRUTURA, FALTA DE ACESSO � INTERNET E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS. MESMO DIANTE DESSE QUADRO MOMENT�NEO, FICA CLARO QUE A EDUCAÇÃO PODE TER SIDO COMPROMETIDA PELA PANDEMIA, PRINCIPALMENTE PORQUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FORAM SOBRECARREGADOS COM MULTITAREFAS E OS ALUNOS PERDERAM O CONV�VIO SOCIAL QUE SOMENTE A IES F�SICA PROPORCIONA.