AS EXPERI�NCIAS EM ENSINO REMOTO EM ÉPOCA DE PANDEMIA: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Larisse Silva Dalla Libera Curso de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Radiologia da Faculdade Evangà©lica de Ceres - FECER. https://orcid.org/0000-0003-3437-7458
  • Camila Leal Diniz Curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade Evangà©lica de Ceres - FECER
  • Geisenely Vieira dos Santos Ferreira Curso de Biomedicina, Fisioterapia, Tecnologia em Està©tica e Cosmà©tica da Faculdade Evangà©lica de Ceres – FECER.
  • Josà© Roberto de Souza Júnior Curso de Fisioterapia da Faculdade Evangà©lica de Ceres– FECER
  • Murilo Marques Costa Curso de Administraà§ão, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Està©tica e Cosmà©tica e em Radiologia da Faculdade Evangà©lica de Ceres – FECER
  • Menandes Alves de Souza Neto Curso de Biomedicina e Farmácia da Faculdade Evangà©lica de Ceres – FECER.
  • Renata Nunes Curso de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Està©tica e Cosmà©tica da Faculdade Evangà©lica de Ceres – FECER.
  • Rosimeire de Moraes Oliveira Curso de Tecnologia em Està©tica e Cosmà©tica da Faculdade Evangà©lica de Ceres – FECER.
  • Samara Rodrigues Campos Curso de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Està©tica e Cosmà©tica e em Radiologia da Faculdade Evangà©lica de Ceres – FECER.
  • Vinà­cius de Oliveira Costa Curso de Farmácia da Faculdade Evangà©lica de Ceres – FECER

Palavras-chave:

Educação, Ensino Online, Aprendizagem

Resumo

A PANDEMIA POR COVID-19 LIMITOU NÃO APENAS O CONV�VIO SOCIAL MAS OCASIONOU A SUSPENS�O DE AULAS PRESENCIAIS, INTRODUÇÃO R�PIDA DE PR�TICAS PEDAGÓGICAS EMERGENCIAIS E ESTRAT�GIAS ALTERNATIVAS QUE CONTEMPLAVAM O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO DESCREVE UM RELATO DE EXPERI�NCIA DE EDUCAÇÃO REMOTA NO ENSINO SUPERIOR NA PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PR�TICA DOCENTE, OFERECIDA NA MODALIDADE ONLINE, EM UMA DISCIPLINA INTEGRADA DE AGRESS�O E DEFESA, COM OS CURSOS DE BIOMEDICINA, ENFERMAGEM, FARM�CIA E FISIOTERAPIA EM UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NO INTERIOR DE GOI�S, NO QUAL FORAM TRABALHADOS EM AMBIENTE VIRTUAL O REFERENCIAL TEÓRICO, OBJETO DE APRENDIZAGEM, ATIVIDADES PR� E PÓS S�NCRONA E MOMENTOS S�NCRONOS COM AULAS AO VIVO E GRAVADAS. PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO FORAM APLICADOS METODOLOGIAS ATIVAS POR APLICATIVOS, PLATAFORMAS DE ENSINO E GAMIFICA��O. ENTRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO REMOTO, DESTACA-SE A FALTA DE INFRAESTRUTURA, FALTA DE ACESSO � INTERNET E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS. MESMO DIANTE DESSE QUADRO MOMENT�NEO, FICA CLARO QUE A EDUCAÇÃO PODE TER SIDO COMPROMETIDA PELA PANDEMIA, PRINCIPALMENTE PORQUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FORAM SOBRECARREGADOS COM MULTITAREFAS E OS ALUNOS PERDERAM O CONV�VIO SOCIAL QUE SOMENTE A IES F�SICA PROPORCIONA.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

DALLA LIBERA, Larisse Silva et al. AS EXPERI�NCIAS EM ENSINO REMOTO EM ÉPOCA DE PANDEMIA: UM RELATO DE CASO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6453. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES