AS PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO E NA PRÁTICA JURÀDICA

Autores

  • ADRIANO GOUVEIA LIMA Faculdade de Direito de Anápolis
  • Angà©lica Gouveia Lima
  • Ana Paula Mendonà§a Ferreira Russo
  • Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro
  • Herbert Emà­lio Araújo Lopes
  • Priscila Santana da Silva
  • Marcos Andrà© Ribeiro
  • Aline Seabra Toschi
  • Antà´nio Alves de Carvalho
  • Gabriela Gomes dos Santos Naves

Resumo

COM O PRESENTE ENSAIO SE VISA DEMONSTRAR COMO AS PLATAFORMAS DIGITAIS, ENTENDIDAS COMO TAIS, GOOGLE MEET, ZOOM E BIG BLUE BUTTON, ENTRE OUTRAS, TEM SIDO DE FUNDAMENTAL IMPORT�NCIA PARA O ENSINO, PESQUISA, E A PR�TICA JUR�DICA NO CURSO DE DIREITO DA UNIEVANG�LICA. DESDE A CRIA��O DO CURSO AT� O IN�CIO DA PANDEMIA DE COVID-19, EMBORA TAIS FERRAMENTAS ESTIVESSEM SENDO USADAS, TAL USO ERA DE MANEIRA T�MIDA E NÃO CONTEMPLAVA TODOS OS SEUS RECURSOS. COM A SUPERVENI�NCIA DA PANDEMIA DE SARS-COV-19 NOVAS FORMAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM FORAM CRIADAS, AFASTANDO-SE DA MANEIRA CL�SSICA EM SALA DE AULA. NESTE MOMENTO, TODA A COMUNIDADE ACAD�MICA, AT� MESMO OS MAIS ALHEIOS E INDIFERENTES AOS AVAN�OS TECNOLÓGICOS, SE VIRAM CONFRONTADOS PELA NOVA REALIDADE DIGITAL. OU ADERIRIAM AO MODELO QUE SURGIRA OU FICARIAM SEM ACESSO � COMUNIDADE DE ALUNOS, OS QUAIS NÃO TIVERAM OUTRAS ESCOLHAS, POSTO QUE, AS NORMAS SANIT�RIAS NACIONAIS IMPUSERAM ISOLAMENTO. ESTA NECESSIDADE DE USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS, COM O USO DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, IMPACTOU, TAMB�M, A UNIEVANG�LICA DE MANEIRA POSITIVA. EMBORA DE FORMA INESPERADA, O ENSINO REMOTO POSSIBILITOU AT� MESMO PARA ALUNOS EM LONGA DIST�NCIA O ACESSO AO APRENDIZADO. LOGO, A ATIVIDADE DOCENTE SE TORNOU SEM FRONTEIRAS, ALGO IN�DITO AT� ENT�O. RESTA SABER, ADIANTE, COMO SER� O CONFRONTO DESTAS NOVAS TECNOLOGIAS COM A PÓS-PANDEMIA. CERTAMENTE MUITAS MUDAN�AS VIERAM PARA FICAR SENDO ALGO BOM. A INTERFACE DIGITAL FACILITA E MELHORA O ACESSO � INFORMAÇÃO ACAD�MICA. OUTRAS FERRAMENTAS ELETR�NICAS COMO E-BOOKS, GOOGLE SCHOLAR E A BIBLIOTECA DIGITAL ON-LINE, ALI�S, OFERECIDA AOS ALUNOS PELA UNIEVANG�LICA, DÃO AMPLO SUPORTE PARA O APRENDIZADO, O QUAL SE TORNOU MAIS FACILITADO. POR FIM, E NÃO MENOS IMPORTANTE, A CAPACITA��O CONSTANTE ALIADA A UMA ATUALIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS � DE FUNDAMENTAL IMPORT�NCIA. NOVAS FERRAMENTAS SÃO COLOCADAS NO MERCADO DE TECNOLOGIA A CADA MOMENTO E NÃO DEVEMOS FICAR PARADOS NO TEMPO.  A INTERFACE HUMANA ESTAR� LIGADA �S INTERFACES DIGITAIS DE FORMA DURADOURA E IRREVERS�VEL.

 

PALAVRAS-CHAVE: PLATAFORMAS, GOOGLE MEET, ZOOM, BIBLIOTECA DIGITAL, ON LINE.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

LIMA, ADRIANO GOUVEIA et al. AS PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO E NA PRÁTICA JURÀDICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6452. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES