MIGRA��O PARA AULAS REMOTAS: EXPERI�NCIAS DID�TICAS DE DISCIPLINAS DA COMPUTAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO/SOFTWARE
Palavras-chave:
Aplicativos, Desafio Adaptação, HomeOfficeResumo
RELATO DE EXPERI�NCIAS VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO/SOFTWARE NA MUDAN�A DAS AULAS DO MODELO PRESENCIAL PARA O MODELO VIRTUAL. OS MEIOS DIGITAIS E COGNITIVOS UTILIZADOS DURANTE A EXECU��O DAS AULAS VIRTUAIS COM O INTUITO DE MANTER NO ALUNADO A MESMA QUALIDADE DO APRENDIZADO. ATRAV�S DA ANÁLISE DO CEN�RIO VIVENCIADO DURANTE AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES COM FORMA��O NA �REA CONSIDERARAM OS FATORES TECNOLÓGICOS E EXTERNOS A APRESENTARAM AS CONSIDERA��ES QUE ELES ENCONTRARAM DURANTE TODO O PROCESSO, SEJA NO �MBITO DA FORMA��O T�CNICA DO ALUNO QUANTO NA FORMA��O COGNITIVA, PORQUE ANTES DO DISTANCIAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELO CORONAV�RUS, MUITOS PROFISSIONAIS DE COMPUTAÇÃO SÃO CONTRATADOS PARA O TRABALHO VIRTUAL (HOMEOFFICE). SEM TEREM A NECESSIDADE DE CUMPRIR CARGA HOR�RIA EM UM AMBIENTE CORPORATIVO. A DISCUSS�O QUANTO AS EXPERI�NCIAS VIVENCIADAS EVIDENCIARAM QUE TODOS OS ENVOLVIDOS PRECISAM SE ADAPTAR AO MODELO DE AULA REMOTO, E QUE AS HABILIDADES DOS ENVOLVIDOS PRECISAM SER REPENSADAS PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO DURANTE A OBTEN��O DO CONTE�DO MINISTRADO NAS DISCIPLINAS.