(NOVAS) COMPET�NCIAS DOCENTES PARA O ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Educação. Tecnologia educacional. Competência profissional.Resumo
A EDUCAÇÃO TEM PASSADO POR DIVERSAS REVOLU��ES, PRINCIPALMENTE CAUSADAS PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TICS) E DESCOBERTAS NO CAMPO DE NEUROCI�NCIAS E METACOGNI��O. CONTUDO, COM A PANDEMIA COVID-19, HOUVE UMA NECESSIDADE DE SE MIGRAR O ENSINO PRESENCIAL PARA UMA REALIDADE DIGITAL. POUCAS REFER�NCIAS EXISTIAM NA LITERATURA NO IN�CIO DESSE PROCESSO E O PAPEL DO PROFESSOR, NESSE NOVO CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRECISOU SER REVISTO E ATUALIZADO, VISANDO MANTER A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. A PRESENTE REVISÃO INTEGRATIVA OBJETIVA LEVANTAR SE H� REALMENTE NOVAS COMPET�NCIAS PEDAGÓGICAS QUE PRECISAM SER ADQUIRIDAS PELOS DOCENTES, A FIM DE OBTER EXCEL�NCIA NO PROCESSO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O TRABALHO APRESENTA A DISTIN��O ENTRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO � DIST�NCIA, A DEFINI��O DE �€ŒPRESEN�A DOCENTE�€ (SUAS CARACTER�STICAS E CONTRIBUI��ES PARA O ENSINO REMOTO) E O IMPACTO DAS TICS NO ENGAJAMENTO DISCENTE. CONCLUI-SE QUE OS DOCENTES, NESSE NOVO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, NÃO PRECISAM DE NOVAS COMPET�NCIAS PEDAGÓGICAS, POIS ESTAS SE ADAPTAM A DIFERENTES CONTEXTOS, PODENDO (OU NÃO) SEREM POTENCIALIZADAS OU PREJUDICADAS PELO USO DE TECNOLOGIA. O QUE � NECESS�RIO � UM PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL QUE SEJA COMPAT�VEL, TANTO COM SEU POTENCIAL TECNOLÓGICO, QUANTO COM AS CARACTER�STICAS DE SEU P�BLICO-ALVO (O CORPO DISCENTE).