(NOVAS) COMPET�NCIAS DOCENTES PARA O ENSINO REMOTO

Autores

  • Denis Masashi Sugita Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Alisson Martins de Oliveira
  • Aline de Araújo Freitas
  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes
  • Jalsi Tacon Arruda
  • Là©a Resende Moura
  • Milena Moreira Lima
  • Sandro Marlos Moreira
  • Wesley de Almeida Brito
  • Wesley Gomes da Silva

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia educacional. Competência profissional.

Resumo

A EDUCAÇÃO TEM PASSADO POR DIVERSAS REVOLU��ES, PRINCIPALMENTE CAUSADAS PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TICS) E DESCOBERTAS NO CAMPO DE NEUROCI�NCIAS E METACOGNI��O. CONTUDO, COM A PANDEMIA COVID-19, HOUVE UMA NECESSIDADE DE SE MIGRAR O ENSINO PRESENCIAL PARA UMA REALIDADE DIGITAL. POUCAS REFER�NCIAS EXISTIAM NA LITERATURA NO IN�CIO DESSE PROCESSO E O PAPEL DO PROFESSOR, NESSE NOVO CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRECISOU SER REVISTO E ATUALIZADO, VISANDO MANTER A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. A PRESENTE REVISÃO INTEGRATIVA OBJETIVA LEVANTAR SE H� REALMENTE NOVAS COMPET�NCIAS PEDAGÓGICAS QUE PRECISAM SER ADQUIRIDAS PELOS DOCENTES, A FIM DE OBTER EXCEL�NCIA NO PROCESSO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O TRABALHO APRESENTA A DISTIN��O ENTRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO � DIST�NCIA, A DEFINI��O DE �€ŒPRESEN�A DOCENTE�€ (SUAS CARACTER�STICAS E CONTRIBUI��ES PARA O ENSINO REMOTO) E O IMPACTO DAS TICS NO ENGAJAMENTO DISCENTE. CONCLUI-SE QUE OS DOCENTES, NESSE NOVO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, NÃO PRECISAM DE NOVAS COMPET�NCIAS PEDAGÓGICAS, POIS ESTAS SE ADAPTAM A DIFERENTES CONTEXTOS, PODENDO (OU NÃO) SEREM POTENCIALIZADAS OU PREJUDICADAS PELO USO DE TECNOLOGIA. O QUE � NECESS�RIO � UM PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL QUE SEJA COMPAT�VEL, TANTO COM SEU POTENCIAL TECNOLÓGICO, QUANTO COM AS CARACTER�STICAS DE SEU P�BLICO-ALVO (O CORPO DISCENTE).

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

SUGITA, Denis Masashi et al. (NOVAS) COMPET�NCIAS DOCENTES PARA O ENSINO REMOTO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5795. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES