O PAPEL DO N�CLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Estresse. Apoio Psicológico. Educação MédicaResumo
COM O OBJETIVO DE COMPREENDER A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS NOVAS METODOLOGIAS ATIVAS E SEU IMPACTO, JUNTO AO ISOLAMENTO SOCIAL, NOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIEVANG�LICA, AL�M DE IDENTIFICAR POSS�VEIS FORMAS PELAS QUAIS OS ESTUDANTES PODEM ESTAR LIDANDO COM AS MUDAN�AS NO CONTEXTO DA COVID-19, ELABOROU-SE O PRESENTE RELATO DE CASO, A PARTIR DAS VIV�NCIAS ACOMPANHADAS PELO N�CLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA. OS RESULTADOS OBSERVADOS AO LONGO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 INCLUEM A EXTENS�O DO ATENDIMENTO A UM NOVO GRUPO DE ESTUDANTES QUE SE SENTEM MAIS CONFORT�VEIS NA MODALIDADE NÃO-PRESENCIAL, A MELHORA DA ANSIEDADE E A OFERTA DE MEIOS PARA CONSTRU��O DE NOVAS REDES DE APOIO ENTRE DOCENTES E DISCENTES. CONCLUI-SE QUE, EM MEIO �S DR�STICAS E POTENCIALMENTE DANOSAS MUDAN�AS INDUZIDAS PELO ESFOR�O DE ADAPTA��O E SUPERA��O DA COVID-19, A OFERTA DE SERVI�OS QUALIFICADOS DE ESCUTA AO ESTUDANTE PODE SER CONSIDERADA UM MECANISMO SIGNIFICATIVO DE PROMO��O � SAÚDE, REDUÇÃO DE ESTRESSE E DE DESENVOLVIMENTO DE MECANISMOS ADAPTATIVOS SAUD�VEIS POR PARTE DOS ALUNOS DE MEDICINA.