ENSINO REMOTO NA ENDODONTIA EM TEMPO DE PANDEMIA NO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITAÌRIO DE ANAÌPOLIS €“ UNIEVANGEÌLICA
Palavras-chave:
Educação superior;, Odontologia;, Tecnologia da informação;, Endodontia;Resumo
DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVIÌRUS EM 2020, INICIOU UM NOVO DESAFIO PARA A HUMANIDADE DE MODO GERAL, E DE MODO PARTICULAR PARA A EDUCAÇAÌƑO. O DISTANCIAMENTO SOCIAL FECHOU AS UNIVERSIDADES COM SUSPENSAÌƑO DE AULAS PRESENCIAIS E COM EXIGEÌ‚NCIA DE UM NOVO MODELO EDUCACIONAL, A PARTIR DE UMA MAIOR UTILIZAÇAÌƑO DA TECNOLOGIA PARA SEGUIR COM OS CONTEUÌDOS PROGRAMADOS PARA O SEMESTRE LETIVO E PROPORCIONAR ENSINO APRENDIZAGEM. AS AULAS REMOTAS REALIZADAS NO CONTEXTO DO CORONAVIÌRUS SAÌƑO ATIVIDADES DE ENSINO MEDIADAS PELA TECNOLOGIA QUE SURGEM COMO ALTERNATIVA PARA REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS NO PROCESSO APRENDIZAGEM, GUIADAS PELOS PRINCIÌPIOS DA EDUCAÇAÌƑO PRESENCIAL, OFERECENDO A CONTINUIDADE DO APRENDIZADO AÌ€ DISTAÌ‚NCIA POR MEIO DE RECURSOS TECNOLOÌGICOS. PARA PROPORCIONAR ESSA TRANSMISSAÌƑO DE CONTEUÌDO DE FORMA REMOTA, O CENTRO UNIVERSITAÌRIO DE ANAÌPOLIS INVESTIU EM TECNOLOGIA E ADAPTOU TODA A DINAÌ‚MICA DE SALA DE AULA PRESENCIAL PARA OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA), UMA PLATAFORMA DIGITAL, ADEQUANDO A ESSA NOVA ORDEM MUNDIAL. A DISCIPLINA DE ENDODONTIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIEVANGEÌLICA, DISPOÌ‚S COMO OBJETIVO OFERECER AO ACADEÌ‚MICO UMA FORMA ALTERNATIVA AÌ€ CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALAVANCAR NO CONTEXTO
EMERGENCIAL, COM O EMPREGO DO USO REMOTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇAÌƑO E COMUNICAÇAÌƑO. O ENSINO REMOTO FOI REALIZADO PELO PROFESSOR QUE MINISTRA AULAS, POR MEIO DE VIDEOCONFEREÌ‚NCIA OU RECURSO SIMILAR, SENDO ESTAS GRAVADAS (ASSIÌNCRONAS) OU AO VIVO (SIÌNCRONA) SIMULANDO O ENCONTRO PRESENCIAL COM OS ALUNOS PRESENTES NA MESMA SALA DE AULA VIRTUAL. NESSE MOMENTO O CRONOGRAMA FOI MAIS FLEXIÌVEL E AJUSTADO AO CONTEXTO ATUAL, CONTEUÌDO E MATERIAL DIDAÌTICO MAIS PERSONALIZADO E O PROFESSOR DA DISCIPLINA DISPONIÌVEL DIARIAMENTE. NESSE MOMENTO DE PANDEMIA, EXIGIU DOS PROFESSORES E A REDE DE ENSINO NOVAS HABILIDADES. E MESMO COM OS DESAFIOS, AULAS EXPOSITIVAS E ATEÌ AVALIAÇOÌƑES TEÌ‚M OCORRIDO COM O SUPORTE DE RECURSOS TECNOLOÌGICOS QUE TAMBEÌM PROPORCIONOU A INTERAÇAÌƑO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. COM A PANDEMIA, APRENDEMOS O QUE FUNCIONA OU NAÌƑO REMOTAMENTE DE FORMA INTENSIVA DE MODO QUE A TECNOLOGIA SE TORNOU GRANDE ALIADA PARA DAR CONTINUIDADE AÌ€S AULAS, MAS, MAIS DO QUE ISSO, NOS MOSTROU OPORTUNIDADES PARA NOVOS FORMATOS, CONDIZENTES COM AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS. OS PROCESSOS DE INOVAÇAÌƑO NO ENSINO SUPERIOR SAÌƑO GRANDES DESAFIOS AINDA A SEREM PERCORRIDOS, DIANTE DOS ENTRAVES DA ATUAL LEGISLAÇAÌƑO DO MEC E TRAZ UMA REFLEXAÌƑO DO ATO DE EDUCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO EM VIRTUDE DO CARAÌTER EMERGENCIAL, OU SEJA, AS NOVAS FORMAS DE ENSINAR NO ENSINO SUPERIOR, ESPECIALMENTE FOCANDO NA ADAPTAÇAÌƑO E SUPERAÇAÌƑO DOS DOCENTES E DISCENTES QUE ESTAVAM ACOSTUMADOS AÌ€ EDUCAÇAÌƑO PRESENCIAL.