MIGRA��O PARA AULAS REMOTAS: EXPERI�NCIAS DID�TICAS DE DISCIPLINAS DA MATEM�TICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO/SOFTWARE
Palavras-chave:
Qualidade. Pandemia. Ambiente virtual, Ensinagem.Resumo
COMO FOI A EXPERI�NCIA VIV�NCIA NO ENSINO REMOTO DE TEORIAS DA MATEM�TICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE/COMPUTAÇÃO. TEM-SE O RELATO DA SITUA��O VIVENCIADA E COMPARTILHADA DURANTE O ENSINO EM UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR DEVIDO AS REGRAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DETERMINADOS POR လRG�OS MUNICIPAIS. PARA  A CONTINUIDADE DAS AULAS EM FORMATO REMOTO FOI DISPONIBILIZADO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO QUE OFERECEU AS FUNCIONALIDADES NECESS�RIAS PARA QUE AULAS PRESENCIAIS FOSSEM ADAPTADAS PARA AULAS REMOTAS. AL�M DO USO DE OUTRAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O, ONDE OS ALUNOS CONTINUAVAM RECEBENDO O CONTE�DO DAS DISCIPLINAS ATRAV�S DE V�DEO CONFER�NCIAS. HOUVE A ADAPTABILIDADE DOCENTE QUANTO AO USO DE METODOLOGIAS DE ENSINO PARA SE ADEQUAREM MELHOR AO CEN�RIO VIVENCIADO, MANTENDO A QUALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIA��O. MAS INDEPENDENTE DE METODOLOGIAS, ALGUMAS INCORR�NCIAS ACONTECERAM DURANTE OS ENCONTROS COM OS ALUNOS, COMO POR EXEMPLO, PROBLEMAS T�CNICOS (QUEBRA DE COMPUTADOR, PERDA DE ADSL...) QUE IMPOSSIBILITARAM AS AULAS. TAMB�M HOUVE A PERCEP��O DA FRAGILIDADE PSICOLÓGICO DO ALUNO. ENFIM, FOI UMA EXPERI�NCIA QUE AGREGOU NOVOS SABERES AO DOCENTE E AO ALUNO. E ABRIU NOVAS �REAS DE ESTUDOS E PESQUISAS QUE RESPALDEM QUE O ENSINO REMOTO POSSA MANTER A QUALIDADE DO ENSINO E CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DO ALUNADO.