ADAPTAÇO DA SESSÃO TUTORIAL DO MÉTODO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA ATIVIDADE REMOTA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação Médica. Pandemia.Resumo
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR A EXPERI�NCIA DA �REA DE TUTORIA DO OITAVO PER�ODO DE MEDICINA DA UNIEVANG�LICA NO PROCESSO DE ADAPTA��O CURRICULAR DAS ATIVIDADES NO FORMATO REMOTO DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020. PARA ADAPTA��O AO ENSINO REMOTO, OPTOU-SE PELO USO DE UMA PLATAFORMA VIRTUAL DE �UDIO E V�DEO EXTERNA NA VERS�O GRATUITA ASSOCIADA � PLATAFORMA MOODLE INSTITUCIONAL DENOMINADA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA). NA PLATAFORMA INSTITUCIONAL, OS PROBLEMAS ERAM POSTADOS �S SEGUNDAS-FEIRAS E OS ALUNOS ERAM ORIENTADOS A DISCUTI-LOS E ELENCAR OS OBJETIVOS DE ESTUDO EM FÓRUM. EM SEGUNDO MOMENTO APÓS O ESTUDO INDIVIDUAL, DE FORMA S�NCRONA, OS ALUNOS SE REUNIAM COM SEUS TUTORES PARA DISCUSS�O DO PROBLEMA. SUCESSIVAMENTE, OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS CONTEMPLANDO OS SETE PASSOS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP). PARA FINS DE REGISTRO E AVALIA��O DE SUAS ATIVIDADES, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A POSTAR SEUS RELATÓRIOS DE ESTUDO INDIVIDUAL NO AVA. AS INTERFACES PERMITIRAM DISCUSS�ES, TROCAS E PROPOSI��ES DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS JUNTO AOS DISCENTES, AMENIZANDO INSEGURAN�AS GERADAS SOBRE AS PERSPECTIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PELA DIST�NCIA F�SICA ENTRE OS ENVOLVIDOS. A EXPERI�NCIA CONTRIBUIU DE FORMA SATISFATÓRIA PARA A CONTINUIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EMBORA COM ALGUMAS LIMITA��ES. RESSALTA-SE A NECESSIDADE DA CAPACITA��O CONTINUADA PARA SUPRIR POSS�VEIS LACUNAS DE DOM�NIO SOBRE AS FERRAMENTAS DIGITAIS E ADEQUA��O DESTAS AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. EVIDENCIA-SE TAMB�M A IMPORT�NCIA FUTURA DA MAIOR INSER��O DO MEIO DIGITAL NO ENSINO PRESENCIAL, CONTRIBUINDO PARA DIVERSIFICA��O DE METODOLOGIAS DE ENSINO E FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO INSTITUI��O, DOCENTE E DISCENTE.