RESSIGNIFICAÇO DO ENSINO MÉDICO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Pandemia. Educação Médica. TecnologiaResumo
A PANDEMIA DECORRENTE DO COVID-19, DECLARADA COMO EMERG�NCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORT�NCIA INTERNACIONAL PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) EM JANEIRO DE 2020, IMP�S NO �MBITO GLOBAL A NECESSIDADE DE DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA CONTEN��O DO V�RUS, EXIGINDO DO SETOR EDUCACIONAL A SUSPENS�O DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS E ADO��O DO SISTEMA ONLINE DE ENSINO.  A PRESENTE REVISÃO DE LITERATURA POSSUI COMO OBJETIVO A IDENTIFICA��O E AVALIA��O DAS PLATAFORMAS E METODOLOGIAS DE APRENDIZADO VIRTUAL APLICADAS NA FORMA��O M�DICA. OS ARTIGOS FORAM SELECIONADOS POR MEIO DE BUSCA NOS BANCOS DE DADOS SCIELO, BVS E PUBMED, SCIENCE, LANCET, BMJ E SISTEMAS DE INFORMA��ES DA OMS E DO MINIST�RIO DA SAÚDE. POR MEIO DOS RESULTADOS, FOI POSS�VEL VERIFICAR A PRESEN�A DE DIVERSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO M�DICO NO PER�ODO DE QUARENTENA, COMO O GOOGLE CLASSROOM, REDES SOCIAIS COMO WHATSAPP E FACEBOOK, FERRAMENTA PLURALL, SISTEMA ZOOM, AMBIENTES VIRTUAIS (AVA), ENTRE OUTROS RECURSOS, OS QUAIS POSSIBILITARAM A CONTINUIDADE DE CONTE�DOS TEÓRICOS E O V�NCULO ACAD�MICO POR UM SISTEMA DE APRENDIZAGEM PREDOMINANTEMENTE BASEADO EM VIDEOCONFER�NCIAS QUE PODEM SER ASS�NCRONAS OU S�NCRONAS.  PERCEBEU-SE TAMB�M ALGUMAS PROBLEMÁTICAS, AS QUAIS NÃO MINIMIZARAM A IMPORT�NCIA DO SISTEMA TECNOLÓGICO NA CONTINUIDADE DO CONHECIMENTO. FAZ-SE NECESS�RIO, ASSIM, ORIENTAR AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE SAÚDE A INVESTIR EM UM PROCESSO DE CAPACITA��O CONTINUADA, DE MODO A SEREM H�BEIS NA PROMO��O DE MELHORIAS NO M�TODO DE EDUCAÇÃO � DIST�NCIA E NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES CL�NICAS E COMPET�NCIAS MÉDICAS DE QUALIDADE AOS ESTUDANTES DE MEDICINA.