PERCEPÇO DE DISCENTES DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP)

Autores

  • Silvia Cristina Marques Nunes Pricinote UniEvangelica
  • Adriano Ferro Rotondano Filho
  • Giovana Galvão Tavares
  • Lucas DE LIMA ROCHA
  • Marcelo Mota de Souza DUARTE
  • GUSTAVO SILVA OLIVEIRA
  • Marà­lia Gomes da Cunha
  • Marina Lobo Dantas
  • Nilce Maria da Silva Campos Costa

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Estudantes. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

A PROPOSTA PEDAGÓGICA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP), CONHECIDA COMO PROBLEM BASED LEARNING (PBL), � UMA METODOLOGIA ATIVA UTILIZADA NOS CURSOS DE MEDICINA QUE VISAM UMA FORMA��O M�DICA QUE SATISFA�A A DEMANDA POR NOVAS FORMAS DE TRABALHAR E POSSIBILITE ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO CIENT�FICO, TECNOLÓGICO, SOCIAL, CULTURAL, ECON�MICO E AMBIENTAL. ESPERA-SE QUE O GRADUANDO RECONHE�A A RELEV�NCIA DO QUE ESTÁ APRENDENDO PARA SUAS RESPONSABILIDADES FUTURAS, MANTENDO UM ALTO GRAU DE MOTIVA��O E COMECE A ENTENDER A IMPORT�NCIA DE ATITUDES PROFISSIONAIS RESPONS�VEIS. DIANTE DO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE NESTA METODOLOGIA, PROP�E-SE COMO OBJETIVO DESTE TRABALHO REVISAR NA LITERATURA OS ESTUDOS QUE AVALIAM A PERCEP��O DE GRADUANDOS DA �REA DA SAÚDE SOBRE A METODOLOGIA ABP. FOI REALIZADA UMA REVISÃO SOBRE A TEM�TICA COM DELIMITA��O TEMPORAL BASEADA EM ARTIGOS A PARTIR DE 2006 A 2019, CONTEMPLANDO ESTUDOS NA �REA DA SAÚDE. AS BASES INVESTIGADAS FORAM: NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (PUBMED), LITERATURA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE EM CI�NCIAS DA SAÚDE (LILACS) E SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). DENTRE 13 ARTIGOS SELECIONADOS, OBSERVOU-SE QUE A PERCEP��O DOS GRADUANDOS SOBRE A ABP � POSITIVA, JUSTAMENTE PORQUE ELES DEIXAM O PAPEL DE RECEPTOR PASSIVO DO CONHECIMENTO E SE TORNAM PROTAGONISTAS DO APRENDIZADO, BUSCANDO-O ATIVAMENTE. PORÉM ELES RESSALTAM INSEGURAN�A QUANTO A PROFUNDIDADE DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, RESSENTEM DO PAPEL DE FACILITADOR PASSIVO ASSUMIDO POR ALGUNS DOCENTES E DA FALTA DE ESTRUTURA OFERECIDA PELAS INSTITUIÇÕES. COM ENGAJAMENTO DOS PRINCIPAIS INTERESSADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: DISCENTE, DOCENTE E A INSTITUI��O; A ABP � UMA METODOLOGIA VI�VEL E EFETIVA PARA O ENSINO SUPERIOR.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

PRICINOTE, Silvia Cristina Marques Nunes; ROTONDANO FILHO, Adriano Ferro; TAVARES, Giovana Galvão; ROCHA, Lucas DE LIMA; DUARTE, Marcelo Mota de Souza; OLIVEIRA, GUSTAVO SILVA; CUNHA, Marà­lia Gomes da; DANTAS, Marina Lobo; COSTA, Nilce Maria da Silva Campos. PERCEPÇO DE DISCENTES DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP). Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5708. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES