PERCEPÇO DE DISCENTES DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP)
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Estudantes. Ensino. Aprendizagem.Resumo
A PROPOSTA PEDAGÓGICA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP), CONHECIDA COMO PROBLEM BASED LEARNING (PBL), � UMA METODOLOGIA ATIVA UTILIZADA NOS CURSOS DE MEDICINA QUE VISAM UMA FORMA��O M�DICA QUE SATISFA�A A DEMANDA POR NOVAS FORMAS DE TRABALHAR E POSSIBILITE ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO CIENT�FICO, TECNOLÓGICO, SOCIAL, CULTURAL, ECON�MICO E AMBIENTAL. ESPERA-SE QUE O GRADUANDO RECONHE�A A RELEV�NCIA DO QUE ESTÁ APRENDENDO PARA SUAS RESPONSABILIDADES FUTURAS, MANTENDO UM ALTO GRAU DE MOTIVA��O E COMECE A ENTENDER A IMPORT�NCIA DE ATITUDES PROFISSIONAIS RESPONS�VEIS. DIANTE DO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE NESTA METODOLOGIA, PROP�E-SE COMO OBJETIVO DESTE TRABALHO REVISAR NA LITERATURA OS ESTUDOS QUE AVALIAM A PERCEP��O DE GRADUANDOS DA �REA DA SAÚDE SOBRE A METODOLOGIA ABP. FOI REALIZADA UMA REVISÃO SOBRE A TEM�TICA COM DELIMITA��O TEMPORAL BASEADA EM ARTIGOS A PARTIR DE 2006 A 2019, CONTEMPLANDO ESTUDOS NA �REA DA SAÚDE. AS BASES INVESTIGADAS FORAM: NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (PUBMED), LITERATURA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE EM CI�NCIAS DA SAÚDE (LILACS) E SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). DENTRE 13 ARTIGOS SELECIONADOS, OBSERVOU-SE QUE A PERCEP��O DOS GRADUANDOS SOBRE A ABP � POSITIVA, JUSTAMENTE PORQUE ELES DEIXAM O PAPEL DE RECEPTOR PASSIVO DO CONHECIMENTO E SE TORNAM PROTAGONISTAS DO APRENDIZADO, BUSCANDO-O ATIVAMENTE. PORÉM ELES RESSALTAM INSEGURAN�A QUANTO A PROFUNDIDADE DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, RESSENTEM DO PAPEL DE FACILITADOR PASSIVO ASSUMIDO POR ALGUNS DOCENTES E DA FALTA DE ESTRUTURA OFERECIDA PELAS INSTITUIÇÕES. COM ENGAJAMENTO DOS PRINCIPAIS INTERESSADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: DISCENTE, DOCENTE E A INSTITUI��O; A ABP � UMA METODOLOGIA VI�VEL E EFETIVA PARA O ENSINO SUPERIOR.