A ADAPTAÇO DA ATIVIDADE PRÁTICA EM GERIATRIA POR TELEMEDICINA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERI�NCIA
Palavras-chave:
Geriatria. Telemedicina. Educação Médica. Pandemia.Resumo
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR A EXPERI�NCIA DA DISCIPLINA DE GERIATRIA DO CURSO DE MEDICINA DA UNIEVANG�LICA NO PROCESSO DE ADAPTA��O CURRICULAR DAS ATIVIDADES PR�TICAS NO FORMATO REMOTO NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO. PARA A ADAPTA��O AO ENSINO REMOTO, OPTOU-SE POR TRANSFORMAR A ATIVIDADE PR�TICA DA GERIATRIA EM TELE-ENTREVISTA POR LIGA��O TELEF�NICA. ESTA PROPOSTA CONTEMPLOU A INTERA��O � DIST�NCIA DO ALUNO COM O PACIENTE POR MEIO DO QUESTION�RIO BREVE BASEADO NA AVALIA��O GERI�TRICA AMPLA. OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM PEQUENOS GRUPOS, CADA GRUPO FICOU RESPONS�VEL POR TELEFONAR PARA UM PACIENTE DO HOSPITAL DIA DO IDOSO EM ANÁPOLIS-GO. POSTERIORMENTE, TODOS OS ALUNOS E DOCENTES REUNIAM-SE VIRTUALMENTE EM ATIVIDADES S�NCRONAS PARA DISCUSS�O DOS CASOS CL�NICOS. PARA FINALIZAR A ATIVIDADE CADA GRUPO ELABOROU DE FORMA COLABORATIVA UM RELATÓRIO E UM FOLDER EXPLICATIVO, SENDO ESTE ENVIADO PARA O PACIENTE OU CUIDADOR. CONSEGUIU-SE, ASSIM, APLICAR A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA��O, TENDO COMO REFER�NCIA O ARCO DE MAGUEREZ. A ATIVIDADE REALIZADA POSSIBILITOU AO ESTUDANTE O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES NECESS�RIAS PARA A FORMA��O M�DICA NAS �REAS DE ATEN��O � SAÚDE, GESTÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. EVIDENCIAM-SE QUE A NOVA ESTRUTURA��O DA ATIVIDADE MANTEVE O COMPROMISSO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES E A TELEMEDICINA FOI UMA FERRAMENTA EFICAZ NA ADAPTA��O REMOTA DAS ATIVIDADES PR�TICAS DA DISCIPLINA DE GERIATRIA. ACREDITA-SE NA IMPORT�NCIA DA DISCUSS�O DESSA TECNOLOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E, CONSEQUENTEMENTE, EM REPERCUSS�O NO FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE E NA MELHORIA DA ASSIST�NCIA