AS MUDANÇAS DE PARADIGMAS NO ENSINO SUPERIOR APÓS A PANDEMIA DE COVID-19: LIÇÕES APRENDIDAS
Resumo
A COVID-19 mudou o cenário da educação. Do sistema clássico de ensino e aprendizagem passamos para novas formas de repassar o conhecimento, mormente, com o uso de plataformas digitais que conectam professor e aluno com uma altíssima divulgação do conhecimento. Isso requer novas posturas frente as mudanças tão profundas enfrentadas até o primeiro semestre de 2020. O modelo clássico de ensino superior terá que ser adaptado as novas mudanças para continuar se estabelecendo com o padrão de excelência. A figura do professor deve se aproximar a do facilitador, sempre com foco no melhor ensino e sabendo que com as rápidas mudanças no conhecimento a capacidade de ser flexível será uma grande virtude. Hoje os acadêmicos estão habitados com processos virtuais de ensino e aprendizagem, o que envolve até mesmo alguns neologismos como e-books, e-readers, streaming, entre tantos outros termos que, outrora desconhecidos, passaram a ser uma realidade na vida e na sala de aula. O acadêmico de hoje é altamente conectado e tem substancial capacidade de adaptação para as novas tecnologias, sendo este um traço marcante da geração universitária. A popularização da internet com as suas mais diversas formas de uso trouxe também a democratização do ensino. Analisar tais aspectos será o objeto do presente ensaio, sempre com enfoque nos melhores artigos já escritos sobre o assunto e nos melhores pensadores, para que, assim, possamos compilar as ideias mais importantes relacionadas a educação nesse mundo em constantes e profundas transições.