AS MUDANÇAS DE PARADIGMAS NO ENSINO SUPERIOR APÓS A PANDEMIA DE COVID-19: LIÇÕES APRENDIDAS

Autores

  • ADRIANO GOUVEIA LIMA Faculdade de Direito de Anápolis
  • àurea Marchetti Bandeira
  • Márcia Martins da Cunha Carvalho
  • Mariana Rezende Maranhão da Costa
  • Herbert Emà­lio Araújo Lopes
  • Karla de Souza Oliveira
  • Alessandro Gonà§alves da Paixão
  • Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro
  • Vanilda Lourdes de Santana Silva
  • Priscila Santana Silva

Resumo

A COVID-19 mudou o cenário da educação. Do sistema clássico de ensino e aprendizagem passamos para novas formas de repassar o conhecimento, mormente, com o uso de plataformas digitais que conectam professor e aluno com uma altíssima divulgação do conhecimento. Isso requer novas posturas frente as mudanças tão profundas enfrentadas até o primeiro semestre de 2020. O modelo clássico de ensino superior terá que ser adaptado as novas mudanças para continuar se estabelecendo com o padrão de excelência. A figura do professor deve se aproximar a do facilitador, sempre com foco no melhor ensino e sabendo que com as rápidas mudanças no conhecimento a capacidade de ser flexível será uma grande virtude. Hoje os acadêmicos estão habitados com processos virtuais de ensino e aprendizagem, o que envolve até mesmo alguns neologismos como e-books, e-readers, streaming, entre tantos outros termos que, outrora desconhecidos, passaram a ser uma realidade na vida e na sala de aula. O acadêmico de hoje é altamente conectado e tem substancial capacidade de adaptação para as novas tecnologias, sendo este um traço marcante da geração universitária. A popularização da internet com as suas mais diversas formas de uso trouxe também a democratização do ensino.  Analisar tais aspectos será o objeto do presente ensaio, sempre com enfoque nos melhores artigos já escritos sobre o assunto e nos melhores pensadores, para que, assim, possamos compilar as ideias mais importantes relacionadas a educação nesse mundo em constantes e profundas transições.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

LIMA, ADRIANO GOUVEIA et al. AS MUDANÇAS DE PARADIGMAS NO ENSINO SUPERIOR APÓS A PANDEMIA DE COVID-19: LIÇÕES APRENDIDAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5697. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES