IMPACTOS DA INICIAÇO CIENTÀFICA NA CARREIRA DO GRADUANDO EM AGRONOMIA NA UNIEVANGÉLICA
Palavras-chave:
Formação continuada; Mestrado; Qualificação profissional.Resumo
A INICIA��O CIENTÍFICA � UM INSTRUMENTO QUE PERMITE INTRODUZIR OS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO NA PESQUISA, SENDO ESTÁ A POSSIBILIDADE DE COLOCAR O ALUNO EM CONTATO DIRETO COM A ATIVIDADE CIENTÍFICA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER E ANALISAR A INFLUÊNCIA DA INICIA��O CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIEVANG�LICA NA INSER��O DO GRADUADO NA PÓS-GRADUAÇÃO. A PESQUISA FOI REALIZADA LEVANTANDO-SE OS DADOS NO PER�ODO DE 2015 A 2019 DOS ALUNOS EGRESSOS DO CURSO E QUE INGRESSARAM EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. NO PER�ODO DE 2015 A 2019 O CURSO FOI RESPONS�VEL PELA CAPACITA��O DE 276 PROFISSIONAIS, DOS QUAIS 22 FORAM BOLSISTAS NO PROGRAMA DE INICIA��O CIENTÍFICA. DOS EGRESSOS APENAS 17 PROFISSIONAIS (6,16%) OPTARAM PELO APRIMORAMENTO EDUCACIONAL, SENDO QUE, QUATRO INGRESSARAM EM ESPECIALIZA��O DE CURTA DURA��O (CURSO LATO SENSU) EM UM PER�ODO M�DIO, APÓS A CONCLUS�O DO CURSO, DE 2,25 ANOS, E OS 13 DEMAIS INGRESSARAM NO MESTRADO (STRICTO SENSU) EM MENOS DE UM ANO, SENDO SETE ALUNOS DA UFG, TR�S ALUNOS DO IFG, DOIS ALUNOS NA UEG E UM ALUNO NA UNB. DO TOTAL DE EGRESSOS QUE ENTRARAM NO MESTRADO 53,8% FORAM BOLSISTAS IC, ENQUANTO QUE, 30,7% FORAM ESTAGI�RIOS EM EMPRESAS DE PESQUISA E EXTENS�O COM A EMBRAPA/GO OU A EMATER/GO, E SOMENTE 15,5% NÃO PARTICIPARAM DIRETAMENTE DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENS�O LIGADOS � UNIEVANG�LICA. O PROGRAMA DE INICIA��O CIENTÍFICA DA UNIEVANG�LICA TEM PROPORCIONADO A FORMA��O DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA O INGRESSO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE A N�VEL DE MESTRADO.