INTEGRAÇO DA GRADUAÇO COM A PÓS-GRADUAÇO NA PRODUÇO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento
  • Ieso Costa Marques
  • Juliana Luiza Moreira Del Fiaco
  • Marcos Flávio Portela Veras
  • Daniel Ferreira Hassel Mendes

Palavras-chave:

Iniciação Cientifica. Formação. Pesquisa e Produção Acadêmica.

Resumo

A INICIA��O CIENTIFICA TEM SIDO DIVULGADA E INCENTIVADA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO COMO FORMA DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E AO MESMO TEMPO INCENTIVAR E PREPARAR OS ALUNOS PARA A PESQUISA.  ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A IMPORT�NCIA DA PARTICIPA��O DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM PROJETOS DE INICIA��O CIENTIFICA COMO O PIBID E PIBIC E SEUS REFLEXOS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO; DE MODO ESPEC�FICO NA PRODUÇÃO ACAD�MICA E CIENTÍFICA. PARA TANTO FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA COM A PARTICIPA��O DE SEIS PROFESSORES; TR�S QUE ATUAM NA GRADUAÇÃO E TR�S QUE ATUAM EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO E STRICTO SENSO EM FACULDADES E UNIVERSIDADES P�BLICAS E PARTICULARES EM ANÁPOLIS. A PESQUISA FOI REALIZADA NOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 2019, NAS CIDADES DE ANÁPOLIS E GOI�NIA. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS INDIVIDUAIS COM OS PARTICIPANTES E OS RESULTADOS ALCAN�ADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS QUE PARTICIPAM EFETIVAMENTE DE PROJETOS DE INICIA��O CIENTÍFICA DESDE A GRADUAÇÃO T�M MELHOR PREPARO, NÃO SÓ PARA O INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO, COMO TAMB�M PARA O ENVOLVIMENTO EM PESQUISAS INOVADORAS E APRESENTAM MELHOR DESEMPENHO NA PRODUÇÃO ACAD�MICA.

 

 

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

NASCIMENTO, Rosalina Maria de Lima Leite do; MARQUES, Ieso Costa; DEL FIACO, Juliana Luiza Moreira; VERAS, Marcos Flávio Portela; MENDES, Daniel Ferreira Hassel. INTEGRAÇO DA GRADUAÇO COM A PÓS-GRADUAÇO NA PRODUÇO DO CONHECIMENTO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5522. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES