GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO

OS DESAFIOS DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO E A PESQUISA

Autores

  • Rosemberg Fortes Nunes
  • Alexandre Moraes Tannus
  • Fábio Souza Gomes
  • Gino Colherinhas Bertollucci
  • Jorge Manoel Almacinha Costa
  • Roberto Capparelli Marà§al
  • Wilson de Paula e Silva

Palavras-chave:

Integração, Pesquisa e ensino, Graduação, Pós-graduação

Resumo

A OBSERVA��O DO PRINC�PIO DA INDISSOCIABILIDADE DO ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O NORTEIA AS A��ES E O ESTABELECIMENTO DE DIRETRIZES PARA SE ALCAN�AR UM ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE. O ENSINO TRADICIONAL ESTÁ BASEADO NA DUALIDADE ENTRE A GRADUAÇÃO COM SUA COMPONENTE PRINCIPAL, O ENSINO E A PÓS-GRADUAÇÃO, A PESQUISA. PARA QUE OCORRA ALGUMA FORMA DE INTEGRA��O � NECESS�RIO ENCONTRAR OU MESMO CONSTRUIR ELEMENTOS DE INTERSE��O E, UM DESTES ELEMENTOS CERTAMENTE PASSA PELA PESQUISA. A PESQUISA DEVE ESTAR INSERIDA NA GRADUAÇÃO ATRAV�S DE DISCIPLINAS QUE ESTIMULEM ESTA A��O, BEM COMO, DEVE HAVER DISCIPLINAS COMUNS, OU MESMO DISCIPLINAS QUE CURSADAS NA GRADUAÇÃO POSSAM SER APROFUNDADAS NA PÓS-GRADUAÇÃO. INSTITUCIONALMENTE A PESQUISA PODE SER ESTIMULADA PELA CRIA��O DE GRUPOS DE PESQUISA COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, CRIA��O DE GRADES CURRICULARES COM DISCIPLINAS EM COMUM. OBSERVA-SE TAMB�M A IMPORT�NCIA DA AMPLIA��O DOS PROGRAMAS DE INICIA��O CIENTÍFICA. ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO SOBRE UMA EXPERI�NCIA NA REALIZA��O DE PESQUISA COMPARTILHADA ENTRE �REAS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MEC�NICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEVANG�LICA E PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CI�NCIAS MEC�NICAS DA UNIVERSIDADE DE BRAS�LIA (UNB). NESTE TRABALHO, FOI OBSERVADO QUE TEMAS DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO PODEM DE ALGUMA FORMA SE INTEGRAR � GRADUAÇÃO ATRAV�S DE PESQUISAS SECUND�RIAS NO �MBITO DO CURSO, MANIFESTADAS ATRAV�S DOS TRABALHOS DE CONCLUS�O DE CURSO (TCCS) E PROGRAMAS DE INICIA��O CIENTÍFICA (IC).

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

NUNES, Rosemberg Fortes; TANNUS, Alexandre Moraes; GOMES, Fábio Souza; BERTOLLUCCI, Gino Colherinhas; COSTA, Jorge Manoel Almacinha; MARÀ§AL, Roberto Capparelli; SILVA, Wilson de Paula e. GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO: OS DESAFIOS DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO E A PESQUISA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5518. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES