GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO
OS DESAFIOS DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO E A PESQUISA
Palavras-chave:
Integração, Pesquisa e ensino, Graduação, Pós-graduaçãoResumo
A OBSERVA��O DO PRINC�PIO DA INDISSOCIABILIDADE DO ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O NORTEIA AS A��ES E O ESTABELECIMENTO DE DIRETRIZES PARA SE ALCAN�AR UM ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE. O ENSINO TRADICIONAL ESTÁ BASEADO NA DUALIDADE ENTRE A GRADUAÇÃO COM SUA COMPONENTE PRINCIPAL, O ENSINO E A PÓS-GRADUAÇÃO, A PESQUISA. PARA QUE OCORRA ALGUMA FORMA DE INTEGRA��O � NECESS�RIO ENCONTRAR OU MESMO CONSTRUIR ELEMENTOS DE INTERSE��O E, UM DESTES ELEMENTOS CERTAMENTE PASSA PELA PESQUISA. A PESQUISA DEVE ESTAR INSERIDA NA GRADUAÇÃO ATRAV�S DE DISCIPLINAS QUE ESTIMULEM ESTA A��O, BEM COMO, DEVE HAVER DISCIPLINAS COMUNS, OU MESMO DISCIPLINAS QUE CURSADAS NA GRADUAÇÃO POSSAM SER APROFUNDADAS NA PÓS-GRADUAÇÃO. INSTITUCIONALMENTE A PESQUISA PODE SER ESTIMULADA PELA CRIA��O DE GRUPOS DE PESQUISA COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, CRIA��O DE GRADES CURRICULARES COM DISCIPLINAS EM COMUM. OBSERVA-SE TAMB�M A IMPORT�NCIA DA AMPLIA��O DOS PROGRAMAS DE INICIA��O CIENTÍFICA. ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO SOBRE UMA EXPERI�NCIA NA REALIZA��O DE PESQUISA COMPARTILHADA ENTRE �REAS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MEC�NICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEVANG�LICA E PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CI�NCIAS MEC�NICAS DA UNIVERSIDADE DE BRAS�LIA (UNB). NESTE TRABALHO, FOI OBSERVADO QUE TEMAS DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO PODEM DE ALGUMA FORMA SE INTEGRAR � GRADUAÇÃO ATRAV�S DE PESQUISAS SECUND�RIAS NO �MBITO DO CURSO, MANIFESTADAS ATRAV�S DOS TRABALHOS DE CONCLUS�O DE CURSO (TCCS) E PROGRAMAS DE INICIA��O CIENTÍFICA (IC).