GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: INTEGRAÇÃO TRANSFORMADORA
Palavras-chave:
Educação. Graduação. Pós graduação. Saúde.Resumo
Introdução: A integração entre o ensino e a pesquisa durante os cursos de graduação despertam nos discentes os
potenciais para que estudos sejam iniciados e posteriormente aprofundados na pós-graduação. Objetivo: Descrever as
interfaces no processo de ensino-aprendizagem para a integração da graduação e da pós-graduação. Metodologia:
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram realizadas buscas nos Periódicos Capes nas bases de dados:
Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE),
Scientific Eletronic Library on line Brazil (SciELO Brazil), Scientific Eletronic Library on line (SciELO) com os descritores:
graduação; pós-graduação; educação. Ao fim, foram utilizados para esta pesquisa 6 artigos. Resultados: Após leitura e
análise dos artigos selecionados, chegou-se a duas categorias: 1- Compreendendo a educação acadêmica na temática
das discussões políticas e 2 - Educação, pesquisa e transformações sociais. Salienta-se que o alto nível do
conhecimento e a efetividade de propostas de implementação de programas e estratégias efetivas para a sociedade
decorrem dos resultados de estudos científicos, muitos realizados em grupos, com base nas experiências vivenciadas,
nos problemas ou nas situações inquietantes, aprofundadas e atualizadas em pesquisas científicas. Considerações
finais: Torna-se importante atentar para a formação do aluno em nível de graduação, propiciando a ele incentivos à
pesquisa por meio da iniciação científica, para atender as expectativas tanto do mundo do trabalho quanto do meio
acadêmico. Também o preparo desse aluno para a formação continuada em nível de especialização lato sensu,
mestrado, doutorado, pós-doutorado. Entretanto essa articulação somente será possível com investimentos na formação
docente para que este desenvolva habilidades profissionais e de pesquisa para a qualificação discente.