A INTERFACE DA CI�NCIAS BIOLÓGICAS COM O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇO EM CI�NCIAS AMBIENTAIS
Palavras-chave:
Ciências Ambientais; Stricto sensu; Docência; Graduação.Resumo
ESTUDOS V�M DEMONSTRANDO QUE A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU � RESPONS�VEL PELO CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL NOS �LTIMOS ANOS, DESDE 1960, �POCA A QUAL � CONSIDERADA O IN�CIO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. COM OS QUATRO MESTRADOS E DOIS DOUTORADOS O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS CONTRIBUI PARA            ALCAN�AR AS DUAS METAIS CENTRAIS DO SISTEMA NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO, SENDO ELAS A FORMA��O COMPETENTES PROFESSORES COM QUALIDADE E ATENDER �S NECESSIDADES DO ENSINO E A FORMA��O DE EXCELENTES PESQUISADORES NO CAMPO DAS CI�NCIAS B�SICAS E DAS CI�NCIAS APLICADAS. A INTEGRA��O DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO, POR MEIO DA PARTICIPA��O EM PROJETOS DE PESQUISAS DE MESTRANDOS E DOUTORANDOS, TORNA-SE ESSENCIAL PARA A CONTINUIDADE DAS PESQUISAS, FORMA��O DE PESQUISADORES QUALIFICADOS E UMA APRENDIZAGEM DE UMA MAIOR VARIA��O EPISTEMOLÓGICA. NESTE TRABALHO PROPOMOS A APRESENTA��O DO RELATO DE EXPERI�NCIA DE UM EGRESSO DO CURSO DE CI�NCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A INTERFACE DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. ELENCANDO OS PROJETOS INTEGRADOS E EXECUTADOS, QUE PUDERAM CONTRIBUIR PARA FORMA��O E INSER��O DO EGRESSO NO MESTRADO EM CI�NCIAS AMBIENTAIS DA UNIEVANG�LICA. DIANTE DO EXPOSTO CONCLUI-SE QUE � DE SUMA IMPORT�NCIA � INTERFACE DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PARA O PROCESSO DE CONSTRU��O DOS PÓS-GRADUANDOS COMO DOCENTES E PESQUISADORES CONSISTENTES DURANTE OS CURSOS E POSTERIORMENTE, APERFEI�OANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM, RESULTANDO EM GRUPOS DE PESQUISAS CONSOLIDADOS E CONSEQUENTEMENTE NO APRIMORAMENTO E AMPLIA��O DAS PESQUISAS E SEUS RESULTADOS.