INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO: uma experiência no Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA

Autores

  • Claudia Regina Major
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro F.
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro F.
  • Libna Lemos Ignácio Pereira
  • Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima Ferreira
  • Tiago Amaro Meireles
  • Graziela Vanessa Amaro Parreira

Resumo

A integração da graduação com a pós-graduação é necessidade emergente quando se trata de ensino e formação
acadêmica. Tais ações exigem a compreensão de que o ensino, a pesquisa e a extensão devem nortear conjuntamente
tal integração, visando à busca do conhecimento e uma formação significativa e transformadora. O presente trabalho
tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas pelo Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA em direção à
articulação com os programas institucionais de Pós-Graduação, portanto, caracteriza-se como um relato de experiência
reportando–se a uma breve revisão bibliográfica. As instituições de Ensino Superior têm feito esforços em direção a esta
integração, sendo oportuna a presente reflexão para aprofundamento dessa temática. Ficam evidentes os avanços do
curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA nesse sentido, sendo que os resultados impulsionam novas possibilidades de
ação na elaboração de outras propostas pontuais para a integração da graduação com a pós-graduação, visando ao
desenvolvimento das habilidades e competências dos futuros profissionais da educação.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições

Técnicas, 2017.

CURY, C. R. J. Graduação/Pós-Graduação: a busca de uma relação virtuosa. Edu. Soc. Campinas, v. 25, n. 88, p. 777-

, out. 2004. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173302004000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 fev.2020

GOIÁS. Serviço Público da Universidade Federal de Goiás. Resolução 01/2017 - Conselho Universitário e Conselho de

Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/85/o/Resolucao_CEPEC_CONSUNI_2017_0001.pdf. Acesso em 23 fev. 2020.

GOMES, M. Y. F. S. F. Desafios e perspectivas para a integração graduação/pós-graduação em Ciência da Informação:

o caso do ICI/UFBA. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 17, n. 3, p. 51-66, ago. 2012. ISSN 19815344.

Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1362/1203. Acesso em: 21 fev. 2020.

LOURENÇO, C. D. S. Grupos de Pesquisa: uma Oportunidade de Integrar Graduação e Pós-Graduação. IV ENCONTRO

DE PESQUISA E ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. Brasília – DF, 2013. Disponível em:

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES

http://www.dae.ufla.br/pet/wp-content/uploads/2018/06/2013_EnEPQ-_-Grupos-de-Pesquisa-uma-Oportunidade-deIntegrar-Gradua%C3%A7%C3%A3o-e-P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso: 22 fev. 2020.

MATOS, E. O. et al. Integração entre a Graduação e a Pós-Graduação: possíveis caminhos. 16º ENCONTRO

NACIONAL ABRAPSO. Campus UFPE. Recife: PE, nov. 2011. Disponível em:

http://www.encontro2011.abrapso.org.br/trabalho/view?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNjoiYToxOntzOjExOiJJRF9U

UkFCQUxITyI7czo0OiIxNDU1Ijt9IjtzOjE6ImgiO3M6MzI6ImM2YTViM2Y1MzBhYjQ2NTk2YjhmYTFhOWVhMmRjZjdjIjt9.

Acesso em 22 fev. 2020.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org).

Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

Publicado

2024-04-08

Como Citar

MAJOR, Claudia Regina; F., Maria Cecilia Martà­nez Amaro; F., Maria Cecilia Martà­nez Amaro; PEREIRA, Libna Lemos Ignácio; FERREIRA, Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima; MEIRELES, Tiago Amaro; PARREIRA, Graziela Vanessa Amaro. INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO: uma experiência no Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5511. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES