O USO DO MAPA CONCEITUAL E ARTICULAÇO PEDAGÓGICA ENTRE A GRADUAÇO E PÓS GRADUAÇO: RELATO DE EXPERI�NCIA
Palavras-chave:
Ensino. Mapa Conceitual. Aprendizagem. Meio Ambiente.Resumo
OBJETIVO: APRESENTAR COMO O USO DO MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROGRAMA DE MESTRADO EM SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE (PPGSTMA) TEM CONTRIBU�DO PARA A MINISTRA��O DA DISCIPLINA OPTATIVA SAÚDE, MEIO AMBIENTE E VETORES DA IMPORT�NCIA M�DICA NO CURSO DE FARM�CIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. RELATO DE EXPERI�NCIA: A DISCIPLINA SAÚDE, MEIO AMBIENTE E VETORES DA IMPORT�NCIA M�DICA NO CURSO DE FARM�CIA TEM COMO FOCO PRINCIPAL DESENVOLVER O RACIOC�NIO CR�TICO SOBRE AS ALTERA��ES OCORRIDAS NO MEIO AMBIENTE DECORRENTES DO PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO, O SIGNIFICADO DO AVAN�O TECNOLÓGICO E SEUS REFLEXOS SOBRE A SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL ASPECTOS SEMELHANTES AOS TEMAS ABORDADOS NO PROGRAMA DE MESTRADO. NO FINAL DE 2019 A CONVITE DA DIRE��O DO CURSO PARA MINISTRAR ESSA MAT�RIA DEVIDO ESTAR CURSANDO O MESTRADO NA MESMA �REA NOTEI O TAMANHO DO DESAFIO EM USAR O CONTE�DO APRENDIDO NO PROGRAMA DE MESTRADO DE UMA FORMA ADAPTADA PARA A DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO. OS DICENTES FORAM DIVIDIDOS EM CINCO GRUPOS, PARA A CRIA��O DE 05 MAPAS CONCEITUAIS. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI CONSTITUIDO DE UMA AULA TEÓRICA SEGUINDO OS TEMAS PROPOSTOS NO PLANO DE ENSINO. NO SEGUNDO MOMENTO FOI REALIZADO A PROPOSTA DE TRABALHADO E ORGANIZAÇÃO DA ESTRAT�GIA E CRIT�RIOS COMO: AUTENTICIDADE, QUALIDADE DO TEXTO, CRIATIVIDADE, DESENVOLVIMENTO DO MAPA CONCEITUAL E ESCOLHA DO TEMA FOI FEITA ATRAV�S DE SORTEIO ALEATÓRIO PARA GRUPOS COM AT� 06 ACAD�MICOS. NO TERCEIRO MOMENTO FOI APRESENTADO MAPAS CONCEITUAIS PRODUZIDOS PELOS ACAD�MICOS, APRESENTADOS SEMPRE AOS FINAIS DAS AULAS COM O TEMA REFERENTE A AULA DADA NO MESMO DIA SERVINDO COMO UMA REVISÃO DIN�MICA DE CONTE�DO. RESULTADOS E DISCUSS�O: FORAM ELABORADOS PELOS DISCENTE, CINCO MAPAS CONCEITUAIS NA DISCIPLINA DE SAÚDE & MEIO AMBIENTE, E DESTA MANEIRA O PROCESSO DE CONSTRU��O E RECONSTRU��O NA TENTATIVA DE ENCAIXAR O CONTE�DO CIENT�FICO NO MAPA CONCEITUAL, PROPORCIONOU AO DISCENTE UM APROFUNDAMENTO NOS TEMAS E PESQUISA EM V�RIOS LIVROS E BASES DE DADOS. CONCLUS�O: O CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PARA UMA DISCIPLINA DE MESMA �REA COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS AUMENTOU O INTERESSE DOS DISCENTES E PROPORCIONOU A DIVERSIDADE NO DIA A DIA DA SALA DE AULA. O USO DESSA METODOLOGIA ATIVA NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE SAÚDE & MEIO AMBIENTE PERMITIU UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS COLABORATIVO E DE CERTA FORMA EFICIENTE.