CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM: INTERFACE ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Joicy Mara Rezende Rolindo Centro Universitário de Anápolis-Unievangà©lica

Palavras-chave:

Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Grupos de Pesquisa. Pós Graduação em Saúde. Pesquisa Científica.

Resumo

INTRODUÇÃO: A integração entre os níveis de formação –graduação e pós-graduação – no âmbito das atividades de
ensino, pesquisa e extensão constitui-se uma estratégia de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem
para a formação de profissionais para o mundo do trabalho. OBJETIVO: Identificar na literatura brasileira as
possibilidades e estratégias utilizadas na interface graduação-pós-graduação para a construção do conhecimento na
Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura composta de artigos publicados em
português, nos últimos 10 anos, com textos completos disponíveis nas bases de dados Literatura Latino-Americana e
do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Biblioteca Nacional de Medicina dos
Estados Unidos da América com a busca online pela MedLine e na Base de dados em Enfermagem (BDENF).
RESULTADOS: Foram selecionados para análise 12 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2019, dos quais
emergiram, por meio da análise de conteúdo, duas categorias - categoria 01) fatores relacionados à integração entre
graduação e pós-graduação; categoria 02) estratégias de integração entre graduação e pós graduação. CONCLUSÃO:
Estratégias e interface entre graduação e pós-graduação na Enfermagem estão intimamente vinculadas ao
desenvolvimento de competências para pesquisa e para a educação continuada. Assim, graduação e pós-graduação,
âmbitos específicos do Ensino Superior, devem cumprir atividades próprias e complementares

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

ROLINDO, Joicy Mara Rezende. CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM: INTERFACE ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5503. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES