UM ESTUDO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE NUTRI��O:
DESAFIOS PARA INTEGRA��O GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Nutrição. Matriz curricular. Pesquisa. Integração graduação e pós-graduação.Resumo
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DE INTEGRA��O ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE NUTRI��O E DE ENTREVISTAS JUNTO � DIRE��O E AO N�CLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO. A PROPOSTA SE INSERE NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL, TEM SEM MODIFICADO SUBSTANCIALMENTE NOS �LTIMOS ANOS. CONTUDO, NO CAMPO DA NUTRI��O, A EXPANS�O DA PÓS-GRADUAÇÃO NÃO TEM OCORRIDO NO MESMO RITMO. NAS DCNS PARA O CURSO DE NUTRI��O EXISTE A PROPOSTA DE INTEGRA��O DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE ALIMENTA��O.  SOMENTE POR MEIO DA INTEGRA��O H� MAIORES INCENTIVOS AOS CORPOS DISCENTES DE SEGUIREM EM DIVERSOS CAMPOS DE PESQUISA, ALARGANDO AS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA �REA NO PA�S. NA MATRIZ CURRICULAR ANALISADA CONSTATOU-SE 5 DISCIPLINAS, QUE ALCAN�AM 300H TOTAIS, VOLTADAS DIRETAMENTE � PESQUISA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENT�FICO, 60H; NUTRI��O EXPERIMENTAL, 80H; NUTRAC�UTICOS, 80H; TRABALHO DE CONCLUS�O I, 80H; TRABALHO DE CONCLUS�O II, 80H. OBSERVOU-SE QUE AINDA ESPA�O PARA EXPANS�O DAS POSSIBILIDADES DE INTEGRA��O, MESMO QUE AS DIRETRIZES ESTABELECIDAS J� ESTEJAM SENDO ATENDIDAS.