A INTEGRAÇO DA GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO COMO UM DIFERENCIAL NO PROCESSO DE FORMAÇO DO DISCENTE EM AMBAS AS FASES DO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Graduação/pós-graduação. Ensino-pesquisa. Produção de conhecimento.Resumo
A maioria das universidades brasileiras oferece programas diversificados e abrangentes em termos de
pesquisa no nível de pós-graduação. No entanto, o discente de graduação deixa a universidade com
pouca ou nenhuma experiência em áreas específicas, o que não o permite ter a autonomia intelectual
que é exigida pelo mercado nos dias atuais. A forma como a produção do conhecimento e a
disseminação do mesmo se dá com os recursos tecnológicos disponíveis, exige cada vez mais das
gerações atuais e esse processo tende a se intensificar nas futuras. Isso impacta diretamente na
forma como o processo de aprendizado tem sido realizado, uma vez que esses jovens precisam
entender todo o caminho percorrido por essa informação que chega até ele pelas mídias sociais, o que
só é possível integrando ensino e pesquisa. Com base no exposto, o objetivo principal deste trabalho
baseia-se na premissa de que o aluno de graduação precisa contribuir com a construção do seu
próprio conhecimento e o da pós-graduação pode participar desse processo e se tornar um educador
mais preparado devido a prática adquirida. Nesse sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica
pautando-se em documentos importantes do ministério da educação e cultura (MEC) e na literatura
sobre o tema. Como resultado, tem-se um levantamento de dados que comprova como essa
integração dos níveis graduação e pós-graduação do ensino superior tende a ser benéfica para ambos
níveis de educação.