A INTEGRAÇO DA GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO COMO UM DIFERENCIAL NO PROCESSO DE FORMAÇO DO DISCENTE EM AMBAS AS FASES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Jà©ssica NAYARA DIAS UniEVANGà‰LICA
  • Charles Lourenà§o de Bastos
  • Francys Resstel Del Hoiyo
  • Igor Cezar Silva Braga
  • Ivandro Josà© de Freitas
  • Janaine Mà´nica de Oliveira Sousa
  • Joaquim Orlando Parada
  • Luiz Tomaz de Aquino Neto
  • Rodrigo Nascimento Portilho de Faria
  • Vilson Dalla Libera Junior

Palavras-chave:

Graduação/pós-graduação. Ensino-pesquisa. Produção de conhecimento.

Resumo

A maioria das universidades brasileiras oferece programas diversificados e abrangentes em termos de
pesquisa no nível de pós-graduação. No entanto, o discente de graduação deixa a universidade com
pouca ou nenhuma experiência em áreas específicas, o que não o permite ter a autonomia intelectual
que é exigida pelo mercado nos dias atuais. A forma como a produção do conhecimento e a
disseminação do mesmo se dá com os recursos tecnológicos disponíveis, exige cada vez mais das
gerações atuais e esse processo tende a se intensificar nas futuras. Isso impacta diretamente na
forma como o processo de aprendizado tem sido realizado, uma vez que esses jovens precisam
entender todo o caminho percorrido por essa informação que chega até ele pelas mídias sociais, o que
só é possível integrando ensino e pesquisa. Com base no exposto, o objetivo principal deste trabalho
baseia-se na premissa de que o aluno de graduação precisa contribuir com a construção do seu
próprio conhecimento e o da pós-graduação pode participar desse processo e se tornar um educador
mais preparado devido a prática adquirida. Nesse sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica
pautando-se em documentos importantes do ministério da educação e cultura (MEC) e na literatura
sobre o tema. Como resultado, tem-se um levantamento de dados que comprova como essa
integração dos níveis graduação e pós-graduação do ensino superior tende a ser benéfica para ambos
níveis de educação.

Publicado

2024-04-08

Como Citar

DIAS, Jà©ssica NAYARA et al. A INTEGRAÇO DA GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO COMO UM DIFERENCIAL NO PROCESSO DE FORMAÇO DO DISCENTE EM AMBAS AS FASES DO ENSINO SUPERIOR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5497. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES