PRODUZIR CONHECIMENTO NO ELA DA GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO
Palavras-chave:
Ensino, Pós-Graduação, pesquisa, Fatores limitantes.Resumo
O BRASIL NA �LTIMA D�CADA TEM AUMENTADO O N�MERO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO O PROCESSO DE REGULA��O E FISCALIZA��O DESSES PROGRAMAS. POR MEIO DA LITERATURA CIENTÍFICA MOSTROU-SE QUE H� UMA NECESSIDADE DE INCENTIVO NO CONTATO ENTRE A GRADUAÇÃO E A PÓS-GRADUAÇÃO. FOI FEITO LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O QUANTITATIVO DE DISCENTES QUE INGRESSAM NO ENSINO SUPERIOR E NA PÓS-GRADUAÇÃO. DESTA MANEIRA, ESTE TRABALHO BUSCOU REUNIR AS INFORMA��ES DISPON�VEIS NA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE O TEMA E PRODUZIR UM DOCUMENTO QUE MOSTRE NÃO APENAS A IMPORT�NCIA DA INTEGRA��O ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO A RELAÇÃO SOCIOECON�MICA DESSA CONTINUIDADE EM DIFERENTES INSTITUIÇÕES. PELO EXPOSTO, DEMONSTROU-SE QUE A INTEGRA��O ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO DEVERIA SER UMA CONSEQU�NCIA INTR�NSECA DA ATIVIDADE ACAD�MICA. TODAVIA PELOS DADOS COLETADOS E SUA POSTERIOR ANÁLISE EVIDENCIOU-SE QUE O FATOR SOCIOECON�MICO E A DEMANDA DO MERCADO TEM INFLUENCIADO NA CONTINUIDADE DO ENSINO SUPERIOR E NA QUALIFICA��O DO DISCENTE.