PRODUZIR CONHECIMENTO NO ELA DA GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO

Autores

  • Josana Castro Peixoto Centro Universitário de Anápolis e Universidade Estadual de Goiás
  • Ricardo Elias do Vale Lima Elias do Vale Lima
  • Cristiane Gonà§alves de Moraes
  • Vivian da Silva Brazvsbraz
  • Paulo Henrique Asfora Lopes Peres
  • Jalsi Tacon Arruda
  • Eduardo Dourado Argolo
  • Roberto Alves Pereira
  • Jivago Carneiro Jaime
  • Leandro Nascimento da Silva Rodrigues

Palavras-chave:

Ensino, Pós-Graduação, pesquisa, Fatores limitantes.

Resumo

O BRASIL NA �LTIMA D�CADA TEM AUMENTADO O N�MERO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO O PROCESSO DE REGULA��O E FISCALIZA��O DESSES PROGRAMAS. POR MEIO DA LITERATURA CIENTÍFICA MOSTROU-SE QUE H� UMA NECESSIDADE DE INCENTIVO NO CONTATO ENTRE A GRADUAÇÃO E A PÓS-GRADUAÇÃO. FOI FEITO LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O QUANTITATIVO DE DISCENTES QUE INGRESSAM NO ENSINO SUPERIOR E NA PÓS-GRADUAÇÃO. DESTA MANEIRA, ESTE TRABALHO BUSCOU REUNIR AS INFORMA��ES DISPON�VEIS NA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE O TEMA E PRODUZIR UM DOCUMENTO QUE MOSTRE NÃO APENAS A IMPORT�NCIA DA INTEGRA��O ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO A RELAÇÃO SOCIOECON�MICA DESSA CONTINUIDADE EM DIFERENTES INSTITUIÇÕES. PELO EXPOSTO, DEMONSTROU-SE QUE A INTEGRA��O ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO DEVERIA SER UMA CONSEQU�NCIA INTR�NSECA DA ATIVIDADE ACAD�MICA. TODAVIA PELOS DADOS COLETADOS E SUA POSTERIOR ANÁLISE EVIDENCIOU-SE QUE O FATOR SOCIOECON�MICO E A DEMANDA DO MERCADO TEM INFLUENCIADO NA CONTINUIDADE DO ENSINO SUPERIOR E NA QUALIFICA��O DO DISCENTE.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

PEIXOTO, Josana Castro et al. PRODUZIR CONHECIMENTO NO ELA DA GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5496. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES