A VALORIZAÇO DE OUTROS SABERES NA PRODUÇO DE NOVOS CONHECIMENTOS

Autores

  • Marcos Flavio Portela Veras Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
  • Edna Aparecida de Oliveira Centro Universitário de Anápolis
  • Marisa Moreira Barros de Araújo Centro Universitário de Anápolis
  • Meire Borges de Oliveira Silva Centro Universitário de Anápolis
  • Sheyla Patrà­cia Bagot Centro Universitário de Anápolis
  • Simone Rodrigues de Paula Moura Centro Universitário de Anápolis

Palavras-chave:

Educação. Interculturalidade. Saberes. Pesquisa.

Resumo

ESTE TEXTO APRESENTA UMA BREVE REFLEX�O SOBRE A RELEV�NCIA DA PRESEN�A DE ALUNOS PERTENCENTES A GRUPOS CULTURALMENTE DISTINTOS NOS V�RIOS N�VEIS DE FORMA��O ACAD�MICA, BEM COMO UMA ABERTURA PARA ENTENDER SEUS SABERES, COM VISTAS A REALIZA��O DE NOVAS PESQUISAS E DIFERENTES ENFOQUES. POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA SÃO LEVANTADOS ALGUNS APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOBRE A NECESSIDADE DE EXPLORAR O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DE CADA INDIV�DUO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, A DIN�MICA DA CULTURA QUE DEVE SER VALORIZADA E A IMPORT�NCIA DA PARTICIPA��O ATIVA DO EDUCANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM SUA SUBJETIVIDADE E SUA HISTÓRIA DE VIDA. A IDEIA � PROVOCAR UMA REFLEX�O SOBRE AS TENS�ES QUE ENVOLVEM NA PR�TICA A DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO. DIANTE DAS GARANTIAS LEGAIS, PENSAR O ACESSO, O ACOMPANHAMENTO E A VALORIZA��O DESSES SABERES QUE SÃO ACIONADOS E CONFRONTADOS NUM AMBIENTE DE PREDOM�NIO DO PENSAMENTO CIENT�FICO OCIDENTAL. SENDO ASSIM, O DI�LOGO PODE SER UM IMPORTANTE CAMINHO NA BUSCA DE UMA TROCA DE PERSPECTIVAS, ONDE HAJA GANHO M�TUO, TORNANDO POSS�VEL NÃO SOMENTE A CONVIV�NCIA, MAS TAMB�M DESCOBERTAS E APRENDIZADOS EM DIRE��O A NOVOS CONHECIMENTOS. LOGO, A PARTICIPA��O DE TAIS INDIV�DUOS NA EDUCAÇÃO E PESQUISA DEVE SER INCENTIVADA, HAVENDO ESFOR�O PARA QUE TENHAM SEUS SABERES VALORIZADOS E TRANSFORMADOS EM FONTE DE NOVAS DESCOBERTAS DO CONHECIMENTO HUMANO.

Biografia do Autor

Marcos Flavio Portela Veras, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Doutorado em andamento em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Professor no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

VERAS, Marcos Flavio Portela; DE OLIVEIRA, Edna Aparecida; BARROS DE ARAÚJO, Marisa Moreira; DE OLIVEIRA SILVA, Meire Borges; BAGOT, Sheyla Patrà­cia; DE PAULA MOURA, Simone Rodrigues. A VALORIZAÇO DE OUTROS SABERES NA PRODUÇO DE NOVOS CONHECIMENTOS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5494. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES