A VALORIZAÇO DE OUTROS SABERES NA PRODUÇO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Palavras-chave:
Educação. Interculturalidade. Saberes. Pesquisa.Resumo
ESTE TEXTO APRESENTA UMA BREVE REFLEX�O SOBRE A RELEV�NCIA DA PRESEN�A DE ALUNOS PERTENCENTES A GRUPOS CULTURALMENTE DISTINTOS NOS V�RIOS N�VEIS DE FORMA��O ACAD�MICA, BEM COMO UMA ABERTURA PARA ENTENDER SEUS SABERES, COM VISTAS A REALIZA��O DE NOVAS PESQUISAS E DIFERENTES ENFOQUES. POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA SÃO LEVANTADOS ALGUNS APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS SOBRE A NECESSIDADE DE EXPLORAR O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DE CADA INDIV�DUO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, A DIN�MICA DA CULTURA QUE DEVE SER VALORIZADA E A IMPORT�NCIA DA PARTICIPA��O ATIVA DO EDUCANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM SUA SUBJETIVIDADE E SUA HISTÓRIA DE VIDA. A IDEIA � PROVOCAR UMA REFLEX�O SOBRE AS TENS�ES QUE ENVOLVEM NA PR�TICA A DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO. DIANTE DAS GARANTIAS LEGAIS, PENSAR O ACESSO, O ACOMPANHAMENTO E A VALORIZA��O DESSES SABERES QUE SÃO ACIONADOS E CONFRONTADOS NUM AMBIENTE DE PREDOM�NIO DO PENSAMENTO CIENT�FICO OCIDENTAL. SENDO ASSIM, O DI�LOGO PODE SER UM IMPORTANTE CAMINHO NA BUSCA DE UMA TROCA DE PERSPECTIVAS, ONDE HAJA GANHO M�TUO, TORNANDO POSS�VEL NÃO SOMENTE A CONVIV�NCIA, MAS TAMB�M DESCOBERTAS E APRENDIZADOS EM DIRE��O A NOVOS CONHECIMENTOS. LOGO, A PARTICIPA��O DE TAIS INDIV�DUOS NA EDUCAÇÃO E PESQUISA DEVE SER INCENTIVADA, HAVENDO ESFOR�O PARA QUE TENHAM SEUS SABERES VALORIZADOS E TRANSFORMADOS EM FONTE DE NOVAS DESCOBERTAS DO CONHECIMENTO HUMANO.