A RELAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÀ³S-GRADUAÇÃO NA CONSTRU��O DE UM ENSINO SUPERIOR DE EXCEL�NCIA

Autores

  • Gabriel Pfrimer UniEVANGà‰LICA
  • Cristiane Moraes
  • Dà©bora Pereira Garcia Melo
  • Frederico Schutz Rabelo
  • João Darà³s Malaquias Júnior
  • Márcio Marques de Oliveira
  • Mirella Andrade Silva Mendes

Palavras-chave:

Pesquisa, Extensão Universitária, Ensino Superior

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR, ATRAV�S DE UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA, SOBRE A RELAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO NA CONSTRU��O DE UM ENSINO SUPERIOR DE EXCEL�NCIA. A GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO SÃO ETAPAS DISTINTAS NA FORMA��O DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL, PORÉM, CUMPREM FINALIDADES PRÓPRIAS E COMPLEMENTARES. NÃO DEVEM SER DESENVOLVIDAS DE MANEIRA INDEPENDENTE, DE MODO QUE O ENSINO, PESQUISA E A EXTENS�O SÃO TRATADAS DE MANEIRA INDISSOCI�VEIS DENTRO DO ENSINO SUPERIOR. UMA DAS FORMAS PRAGM�TICAS DE INTEGRA��O DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL � A ARTICULA��O DE GRUPOS DE PESQUISAS COM PROJETOS DE EXTENS�O DESENVOLVIDOS PELAS UNIVERSIDADES. NESTE CONTEXTO, SURGEM DOIS PAPEIS DISTINTOS, O PROFESSOR DOCENTE E O PROFESSOR PESQUISADOR. AS FUN��ES NÃO SÃO EXCLUDENTES, PORÉM, � UM DESAFIO PARA O DOCENTE EXERCER OS DOIS PAPEIS DENTRO DO ENSINO SUPERIOR.  A FRAGMENTA��O DO CONHECIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA GRADUAÇÃO DEMANDA DO DOCENTE BASTANTE TEMPO, O QUE AS VEZES TORNA DIFICULTOSO A INCLUS�O DA PESQUISA E COMPARTILHAMENTO DAS EXPERI�NCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

PFRIMER, Gabriel; MORAES, Cristiane; PEREIRA GARCIA MELO, Dà©bora; SCHUTZ RABELO, Frederico; DARÀ³S MALAQUIAS JÚNIOR, João; MARQUES DE OLIVEIRA, Márcio; ANDRADE SILVA MENDES, Mirella. A RELAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÀ³S-GRADUAÇÃO NA CONSTRU��O DE UM ENSINO SUPERIOR DE EXCEL�NCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5490. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES