A RELAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÀ³S-GRADUAÇÃO NA CONSTRU��O DE UM ENSINO SUPERIOR DE EXCEL�NCIA
Palavras-chave:
Pesquisa, Extensão Universitária, Ensino SuperiorResumo
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR, ATRAV�S DE UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA, SOBRE A RELAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO NA CONSTRU��O DE UM ENSINO SUPERIOR DE EXCEL�NCIA. A GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO SÃO ETAPAS DISTINTAS NA FORMA��O DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL, PORÉM, CUMPREM FINALIDADES PRÓPRIAS E COMPLEMENTARES. NÃO DEVEM SER DESENVOLVIDAS DE MANEIRA INDEPENDENTE, DE MODO QUE O ENSINO, PESQUISA E A EXTENS�O SÃO TRATADAS DE MANEIRA INDISSOCI�VEIS DENTRO DO ENSINO SUPERIOR. UMA DAS FORMAS PRAGM�TICAS DE INTEGRA��O DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL � A ARTICULA��O DE GRUPOS DE PESQUISAS COM PROJETOS DE EXTENS�O DESENVOLVIDOS PELAS UNIVERSIDADES. NESTE CONTEXTO, SURGEM DOIS PAPEIS DISTINTOS, O PROFESSOR DOCENTE E O PROFESSOR PESQUISADOR. AS FUN��ES NÃO SÃO EXCLUDENTES, PORÉM, � UM DESAFIO PARA O DOCENTE EXERCER OS DOIS PAPEIS DENTRO DO ENSINO SUPERIOR.  A FRAGMENTA��O DO CONHECIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA GRADUAÇÃO DEMANDA DO DOCENTE BASTANTE TEMPO, O QUE AS VEZES TORNA DIFICULTOSO A INCLUS�O DA PESQUISA E COMPARTILHAMENTO DAS EXPERI�NCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO.