PESQUISA COMO PRINCÀ­PIO EDUCATIVO

Autores

  • DÉBORA PEREIRA GARCIA UniEvangà©lica
  • Cristiane Moraes
  • Frederico Schutz Rabelo
  • Gabriel de Abreu Pfrimer
  • João Darà³s Malaquias Júnior
  • Márcio Marques de Oliveira
  • Mirella Andrade Silva Mendes

Palavras-chave:

Ensino. Pesquisa. Graduação.

Resumo

Atualmente o crescimento da produção científica brasileira foi acompanhado por uma grande expansão da pós-graduação,
em especial no doutorado, criando uma vinculação excessiva entre a pesquisa e a pós-graduação na maioria das
instituições, quando o desejável seria um espalhamento das atividades de investigação científica dentro de toda a vida
acadêmica. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, onde o ensino vem sempre citado em primeiro lugar
indica que a função de ensinar parece ser a primordial da universidade, entendida como uma instituição educacional. O
desenvolvimento de uma atitude científica no aluno depende das experiências vividas pelos estudantes, que estão sujeitos
à metodologia de ensino e de aprendizagem empregada pelos professores onde esse, deve rejeitar a perspectiva de
professor como consumidor de conhecimento acadêmico, transmissor e implementador do ensino e se dirigir para a
produção de conhecimentos. O objetivo desse artigo foi de evidenciar a pesquisa como um instrumento educativo uma
vez que, a educação pela pesquisa constitui um caminho para alcançar o rigor intelectual necessário para a profissão.

Publicado

2024-04-08

Como Citar

GARCIA, DÉBORA PEREIRA; MORAES, Cristiane; RABELO, Frederico Schutz; PFRIMER, Gabriel de Abreu; JÚNIOR, João Darà³s Malaquias; DE OLIVEIRA, Márcio Marques; MENDES, Mirella Andrade Silva. PESQUISA COMO PRINCÀ­PIO EDUCATIVO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 1, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5487. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 38º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES