GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO: NA VISÃO DOS DOCENTES
Palavras-chave:
Ensino. Extensão. Pesquisa.Resumo
AO DEFINIR O PAPEL DA UNIVERSIDADE NÃO SE PODE ISOLAR O ENSINO SOMENTE A GRADUAÇÃO OU A PESQUISA COMO SENDO PROPRIEDADE APENAS DA PÓS-GRADUAÇÃO. TENDO ISSO EM VISTA, ESTE ESTUDO RELATA A VIS�O DE DOCENTES QUE ATUAM NA GRADUAÇÃO E/OU NA PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR PARA SE COMPREENDER O QUE PODE SER FEITO NESSE PROCESSO DE INTEGRA��O ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. FOI REALIZADO UM ESTUDO OBSERVACIONAL DESCRITIVO, COM OS DOCENTES DE UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA, CONVIDADOS A RESPONDER UM FORMUL�RIO ELETR�NICO CONTENDO 12 QUEST�ES, PRODUZIDO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS�® ONLINE. O LEVANTAMENTO OBTIDO NO FORMUL�RIO PERMITIU NOTAR QUE A GRANDE MAIORIA DOS DOCENTES DESEJA ATUAR NAS DUAS CATEGORIAS DO ENSINO SUPERIOR. MAS, CONTUDO, AINDA NÃO FOI POSS�VEL. E EST�O DISPOSTOS A ENFRENTAR OS DESAFIOS DA INTEGRA��O ENTRE OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO. A INTER-RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O DEVE SER OBJETIVO DA UNIVERSIDADE E META PARA O SUCESSO DESSE PROCESSO.