DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇO ENTRE GRADUAÇO E PÓS-GRADUAÇO
Palavras-chave:
Ensino. Extensão. Indissociabilidade. Pesquisa.Resumo
A DIFICULDADE DE INTEGRA��O ENTRE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO � UMA QUESTÃO EXISTENTE EM DIFERENTES �REAS DO CONHECIMENTO. TORNA-SE NECESS�RIO AMPLIAR A INTERLOCU��O ENTRE ESSES DIFERENTES N�VEIS DE FORMA��O, PARA QUE OS MESMOS SE REFORCEM E SE ENRIQUE�AM MUTUAMENTE. DIANTE DISSO, ESTA REVISÃO DA LITERATURA TEVE COMO OBJETIVO DIALOGAR SOBRE OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA INTEGRA��O ENTRE A GRADUAÇÃO E A PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, FEZ-SE USO DE REVISÃO BIBLIOGR�FICA, QUE CONSISTIU EM ORGANIZAR, ESCLARECER E REUNIR OBRAS EXISTENTES SOBRE ESTA TEM�TICA. FORAM REALIZADAS PESQUISAS NO BANCO DE DADOS DO SCIELO, PUBMED E GOOGLE ACAD�MICO COM O USO DE DESCRITORES: INDISSOCIABILIDADE, ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O. A PARTIR DOS ARTIGOS APRESENTADOS FORAM SELECIONADOS OS QUE ENFATIZARAM OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA INTEGRA��O GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO, PUBLICADOS ENTRE OS ANOS 1999 E 2019. EMBORA HAJA A AFIRMATIVA DE QUE O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENS�O SEJAM OS PILARES DA EDUCAÇÃO UNIVERSIT�RIA, AINDA SE NOTA QUE TAL ARTICULA��O � RESTRITA E, PORTANTO, H� MUITOS DESAFIOS A SEREM VENCIDOS. TORNA-SE NECESS�RIO AMPLIAR A INTERLOCU��O ENTRE A GRADUAÇÃO E A PÓS-GRADUAÇÃO, DE FORMA QUE AMBAS SE REFORCEM E SE ENRIQUE�AM MUTUAMENTE. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DEVEM AVALIAR O CONTEXTO ACAD�MICO E SUA REALIDADE ATUAL E A PARTIR DA� TRA�AR ESTRAT�GIAS PARA ARTICULAR A MAIOR INTEGRA��O ENTRE ESSES DIFERENTES N�VEIS DE FORMA��O.