O O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A INTEGRAÇO ENTRE A GRADUAÇO E A PÓS-GRADUAÇO
Palavras-chave:
Ensino.Graduação.Pós-Graduação.Integração.Resumo
� SABIDO QUE ATUALMENTE NO ENSINO SUPERIOR PREVALECE A EXIST�NCIA DE CERTA DUALIDADE CARACTERIZADA PELA DIFICULDADE DE DI�LOGO ENTRE A GRADUAÇÃO E A PÓS-GRADUAÇÃO, FAZENDO COM QUE AMBOS TRILHEM CAMINHOS QUE LEVAM A OBJETIVOS DIFERENTES E QUE NEM SEMPRE SE COMPLETAM, DEIXANDO EM SEGUNDO PLANO A FORMA��O GLOBAL DO INDIV�DUO.  ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A INTEGRA��O ENTRE A GRADUAÇÃO E A PÓS-GRADUAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA E OS MEIOS DE INVESTIGA��O FORAM RETRATADOS POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGR�FICA E DOCUMENTAL. O RESULTADO DA ANÁLISE FOI ALCAN�ADO COM VISTAS � INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO DA GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO CONCOMITANTE �S A��ES EMPREENDIDAS POR AMBOS EM UMA TENTATIVA DE APROXIMA��O, DESTA FORMA CONCLUIU-SE QUE TANTO A GRADUAÇÃO QUANTO A PÓS-GRADUAÇÃO NECESSITAM DE INTEGRA��O PARA A COMPLETA FORMA��O DO INDIV�DUO NA GRADUAÇÃO COMO PROFISSIONAL E NA PÓS-GRADUAÇÃO COMO PESQUISADOR  E CIDAD�O MUNIDO DE SENSO CR�TICO E VIS�O DE MUNDO.