MORDOMIA AMBIENTAL NA UNIEVANGÉLICA: PELAS TRILHAS INTERPRETATIVAS E A RELIGIOSIDADE NUMA PAISAGEM ECOLÓGICA
Palavras-chave:
Trilhas interpretativas. Ética ambiental. Confessionalidade.Resumo
O ENTENDIMENTO SOBRE CONFESSIONALIDADE � REFERENTE �S ATITUDES QUE PESSOAS ASSUMEM EM RELAÇÃO AO TRANSCENDENTE. � A ATITUDE DE RESPOSTA DO HOMEM QUE PROFESSA SUA F�. O SER HUMANO, POR RAZ�ES DE F�, SE ORIENTA E PROFESSA SUA CREN�A APOIADO EM DOGMAS E DOUTRINAS RELIGIOSAS. AS ESCOLAS CONFESSIONAIS EXERCERAM HISTORICAMENTE UMA GRANDE INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. AS INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS TIVERAM ATUA��O HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DESDE A COLONIZA��O AT� A CRIA��O DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. NESTA PERSPECTIVA, ENTENDER A MISS�O DA UNIVERSIDADE CONFESSIONAL � DE SUMA IMPORT�NCIA E PERMITE QUE TEM�TICAS VOLTADAS � MORDOMIA AMBIENTAL SEJAM DESENVOLVIDAS NA UNIEVANG�LICA, VISTO QUE A RE(LIGA��O) DO HOMEM COM A CRIA��O E COM O PRÓPRIO CRIADOR DEVE SER DISCUTIDA, CONTRIBUINDO PARA A REFLEX�O SOBRE A FORMA��O DE UMA NOVA CONSCI�NCIA ECOLÓGICA NO �MBITO DA UNIVERSIDADE, DA COMUNIDADE LOCAL. O OBJETIVO DESTE RELATO � DESCREVER AS PR�TICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDAS NA TRILHA ECOLÓGICA INTERPRETATIVA DO TUCANO (TEIT) DA UNIEVANG�LICA, ANÁPOLIS, GOI�S.  A PARTIR DA OBSERVA��O PARTICIPANTE E ATIVA, BEM COMO RODAS DE CONVERSAS  COM ESCOLARES E PARTICIPANTES EM ATIVIDADES DE SENSIBILIZA��O E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (FIGURA 1), NO CAMPO EMP�RICO, ACOMPANHAMOS OS INDIV�DUOS E GRUPOS QUE FREQUENTARAM A TRILHA ECOLÓGICA, OBSERVANDO AS M�LTIPLAS FORMAS PELAS QUAIS ESTES ASSOCIAM A ECOLOGIA � RELIGIOSIDADE. AS POSSIBILIDADES DE, A PARTIR DESTAS PR�TICAS, CONSTRUIR NOVOS VALORES QUE SEJAM CAPAZES DE RECRIAR AS RELA��ES SOCIAIS EM NOVAS BASES, DESENVOLVENDO O EST�MULO � SENSIBILI�DADE E �S VIV�NCIAS EMOCIONAIS, A ABERTURA � ALTERIDADE, A DIVERSIDADE E A VALORIZA��O DE OUTROS SABERES COMPLE�MENTARES AO SABER CIENT�FICO, UMA VEZ QUE ESTES APONTAM PARA UMA ARTICULA��O MULTIDIMENSIONAL ENTRE ECOLOGIA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA, CULTURA, ECONOMIA, �TICA E TECNOLOGIA.