MORDOMIA AMBIENTAL NA UNIEVANGÉLICA: PELAS TRILHAS INTERPRETATIVAS E A RELIGIOSIDADE NUMA PAISAGEM ECOLÓGICA

Autores

  • Josana Castro Peixoto Centro Universitário de Anápolis e Universidade Estadual de Goiás
  • Cristiane Gonà§alves Moraes
  • Allan Vale Toledo Silveira
  • Leandro Nascimento da Silva Rodrigues
  • Maria Fernandes Gomide Dutra e Silva
  • Maria Gonà§alves da Silva Barbalho
  • Marcos Francisco Novaes Valentino
  • Renata Silva Prado
  • Ricardo Elias do Vale Lima
  • Vivian da Silva Braz

Palavras-chave:

Trilhas interpretativas. Ética ambiental. Confessionalidade.

Resumo

O ENTENDIMENTO SOBRE CONFESSIONALIDADE � REFERENTE �S ATITUDES QUE PESSOAS ASSUMEM EM RELAÇÃO AO TRANSCENDENTE. � A ATITUDE DE RESPOSTA DO HOMEM QUE PROFESSA SUA F�. O SER HUMANO, POR RAZ�ES DE F�, SE ORIENTA E PROFESSA SUA CREN�A APOIADO EM DOGMAS E DOUTRINAS RELIGIOSAS. AS ESCOLAS CONFESSIONAIS EXERCERAM HISTORICAMENTE UMA GRANDE INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. AS INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS TIVERAM ATUA��O HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DESDE A COLONIZA��O AT� A CRIA��O DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. NESTA PERSPECTIVA, ENTENDER A MISS�O DA UNIVERSIDADE CONFESSIONAL � DE SUMA IMPORT�NCIA E PERMITE QUE TEM�TICAS VOLTADAS � MORDOMIA AMBIENTAL SEJAM DESENVOLVIDAS NA UNIEVANG�LICA, VISTO QUE A RE(LIGA��O) DO HOMEM COM A CRIA��O E COM O PRÓPRIO CRIADOR DEVE SER DISCUTIDA, CONTRIBUINDO PARA A REFLEX�O SOBRE A FORMA��O DE UMA NOVA CONSCI�NCIA ECOLÓGICA NO �MBITO DA UNIVERSIDADE, DA COMUNIDADE LOCAL. O OBJETIVO DESTE RELATO � DESCREVER AS PR�TICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDAS NA TRILHA ECOLÓGICA INTERPRETATIVA DO TUCANO (TEIT) DA UNIEVANG�LICA, ANÁPOLIS, GOI�S.  A PARTIR DA OBSERVA��O PARTICIPANTE E ATIVA, BEM COMO RODAS DE CONVERSAS  COM ESCOLARES E PARTICIPANTES EM ATIVIDADES DE SENSIBILIZA��O E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (FIGURA 1), NO CAMPO EMP�RICO, ACOMPANHAMOS OS INDIV�DUOS E GRUPOS QUE FREQUENTARAM A TRILHA ECOLÓGICA, OBSERVANDO AS M�LTIPLAS FORMAS PELAS QUAIS ESTES ASSOCIAM A ECOLOGIA � RELIGIOSIDADE. AS POSSIBILIDADES DE, A PARTIR DESTAS PR�TICAS, CONSTRUIR NOVOS VALORES QUE SEJAM CAPAZES DE RECRIAR AS RELA��ES SOCIAIS EM NOVAS BASES, DESENVOLVENDO O EST�MULO � SENSIBILI�­DADE E �S VIV�NCIAS EMOCIONAIS, A ABERTURA � ALTERIDADE, A DIVERSIDADE E A VALORIZA��O DE OUTROS SABERES COMPLE�­MENTARES AO SABER CIENT�FICO, UMA VEZ QUE ESTES APONTAM PARA UMA ARTICULA��O MULTIDIMENSIONAL ENTRE ECOLOGIA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA, CULTURA, ECONOMIA, �TICA E TECNOLOGIA.

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Publicado

2022-01-17

Como Citar

PEIXOTO, Josana Castro et al. MORDOMIA AMBIENTAL NA UNIEVANGÉLICA: PELAS TRILHAS INTERPRETATIVAS E A RELIGIOSIDADE NUMA PAISAGEM ECOLÓGICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52–64, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/4034. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 36º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES