CONFESSIONALIDADE PROTESTANTE NAS INSTITUIÇÀ•ES DE ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Confessionalidade. Secularismo. Pós-modernismo. Ensino superior.Resumo
A CONFESSIONALIDADE NO ENSINO SUPERIOR TEM ENFRENTADO GRANDES DESAFIOS QUANTO A SECULARIDADE E O PÓS-MODERNISMO, SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR O ENSINO CONFESSIONAL PROTESTANTE NO BRASIL, BEM COMO SEUS DESAFIOS E PERSPECTIVAS. FOI REALIZADO UMA REVISÃO DE LITERATURA ABORDANDO OS TEMAS: CONFESSIONALIDADE, PROTESTANTISMO, PÓS-MODERNISMO E SECULARIDADE. OBSERVOU-SE QUE O SECULARISMO E A PÓS MODERNIDADE INFLUENCIAM NEGATIVAMENTE NO EXERC�CIO DA CONFESSIONALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, SENDO QUE ISTO AFETA TANTO ALUNOS QUANTO PROFESSORES QUE, COM A AFIRMA��O DA LAICIDADE, TENDEM A NEGAR O ENSINO CONFESSIONAL TENDO COMO JUSTIFICATIVA A LIBERDADE DE CULTO. H� UMA TEND�NCIA DE CONTINUIDADE DAS PR�TICAS PÓS-MODERNISTAS NO ENSINO SUPERIOR E ISTO � UM DESAFIO REAL E PERMANENTE PARA AS INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS, CONCLUI-SE QUE O ENSINO CONFESSIONAL PROTESTANTE DEVE RETORNAR A SUA ESS�NCIA, ISTO �, DEVE SER CRISTOC�NTRICA, DEFININDO DE FORMA CLARA SEUS PRINC�PIOS E VALORES TANTO PARA A COMUNIDADE ACAD�MICA, QUANTO PARA OS DOCENTES.