CONFESSIONALIDADE PROTESTANTE NAS INSTITUIÇÀ•ES DE ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • HUMBERTO SOUSA FONTOURA UniEVANGà‰LICA
  • João Baptista Carrijo
  • Priscila Maria Alvares Usevicius

Palavras-chave:

Confessionalidade. Secularismo. Pós-modernismo. Ensino superior.

Resumo

A CONFESSIONALIDADE NO ENSINO SUPERIOR TEM ENFRENTADO GRANDES DESAFIOS QUANTO A SECULARIDADE E O PÓS-MODERNISMO, SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR O ENSINO CONFESSIONAL PROTESTANTE NO BRASIL, BEM COMO SEUS DESAFIOS E PERSPECTIVAS. FOI REALIZADO UMA REVISÃO DE LITERATURA ABORDANDO OS TEMAS: CONFESSIONALIDADE, PROTESTANTISMO, PÓS-MODERNISMO E SECULARIDADE. OBSERVOU-SE QUE O SECULARISMO E A PÓS MODERNIDADE INFLUENCIAM NEGATIVAMENTE NO EXERC�CIO DA CONFESSIONALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, SENDO QUE ISTO AFETA TANTO ALUNOS QUANTO PROFESSORES QUE, COM A AFIRMA��O DA LAICIDADE, TENDEM A NEGAR O ENSINO CONFESSIONAL TENDO COMO JUSTIFICATIVA A LIBERDADE DE CULTO. H� UMA TEND�NCIA DE CONTINUIDADE DAS PR�TICAS PÓS-MODERNISTAS NO ENSINO SUPERIOR E ISTO � UM DESAFIO REAL E PERMANENTE PARA AS INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS, CONCLUI-SE QUE O ENSINO CONFESSIONAL PROTESTANTE DEVE RETORNAR A SUA ESS�NCIA, ISTO �, DEVE SER CRISTOC�NTRICA, DEFININDO DE FORMA CLARA SEUS PRINC�PIOS E VALORES TANTO PARA A COMUNIDADE ACAD�MICA, QUANTO PARA OS DOCENTES.

Downloads

Publicado

2022-01-17

Como Citar

FONTOURA, HUMBERTO SOUSA; CARRIJO, João Baptista; USEVICIUS, Priscila Maria Alvares. CONFESSIONALIDADE PROTESTANTE NAS INSTITUIÇÀ•ES DE ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 106–111, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/3367. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 36º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES