O FUTURO DA FORMAÇÃO: DESAFIOS DO NOVO DESENHO DO ENSINO SUPERIOR E A REALIDADE DE GOIÁS

Autores

  • Eduardo Dourado Argôlo Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA https://orcid.org/0000-0002-1056-0699
  • Eduardo Martins Toledo Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Joaquim Parada Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Claudia Gomes de oliveira Santos Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Igor Cezar Silva Braga Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Rodolf Augusto Regetz Herold Altisonante Borba Assumpção Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Ana Lucia Carrijo Adorno
  • Robson de Oliveira Félix Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Ensino Superior, EAD, equidade, regulação, IA educacional, empregabilidade, políticas públicas

Resumo

O Este artigo investiga os desafios e implicações do novo desenho do Ensino Superior no Brasil, com foco na realidade de Goiás. A rápida expansão da Educação a Distância (EAD), que já ultrapassa a modalidade presencial no estado, reconfigura o acesso, a permanência e a qualidade, especialmente em licenciaturas. Utilizando dados do Censo da Educação Superior (2023–2024/2025) e normativas como a Portaria MEC nº 610/2024 (Enade das Licenciaturas), o estudo compara tendências nacionais e o cenário goiano. Em Goiás, a massificação via EAD em instituições privadas levanta questões sobre assimetrias de qualidade, infraestrutura e o impacto na formação docente e empregabilidade. Observam-se desafios na avaliação e supervisão acadêmica, exigindo mecanismos robustos de garantia de qualidade, como o Enade prático e avaliações in loco. A análise também revela desigualdades regionais interestaduais, com barreiras de conectividade e apoio estudantil que afetam a permanência e o desempenho. O artigo propõe recomendações para gestão e políticas públicas, incluindo a implementação eficaz do Enade prático, critérios rigorosos para a expansão de polos EAD, monitoramento de indicadores de aprendizagem e empregabilidade, e o fortalecimento de estágios. Conclui-se que o novo desenho do Ensino Superior pode promover acesso equitativo e qualidade em Goiás, desde que haja regulação responsiva, avaliação robusta e coordenação interinstitucional.

Referências

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

ARGÔLO, Eduardo Dourado; TOLEDO, Eduardo Martins; PARADA, Joaquim; SANTOS, Claudia Gomes de oliveira; BRAGA, Igor Cezar Silva; ASSUMPÇÃO, Rodolf Augusto Regetz Herold Altisonante Borba; LUCIA CARRIJO ADORNO, Ana; FÉLIX, Robson de Oliveira. O FUTURO DA FORMAÇÃO: DESAFIOS DO NOVO DESENHO DO ENSINO SUPERIOR E A REALIDADE DE GOIÁS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15657. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES