O FUTURO DA FORMAÇÃO: DESAFIOS DO NOVO DESENHO DO ENSINO SUPERIOR E A REALIDADE DE GOIÁS
Palavras-chave:
Ensino Superior, EAD, equidade, regulação, IA educacional, empregabilidade, políticas públicasResumo
O Este artigo investiga os desafios e implicações do novo desenho do Ensino Superior no Brasil, com foco na realidade de Goiás. A rápida expansão da Educação a Distância (EAD), que já ultrapassa a modalidade presencial no estado, reconfigura o acesso, a permanência e a qualidade, especialmente em licenciaturas. Utilizando dados do Censo da Educação Superior (2023–2024/2025) e normativas como a Portaria MEC nº 610/2024 (Enade das Licenciaturas), o estudo compara tendências nacionais e o cenário goiano. Em Goiás, a massificação via EAD em instituições privadas levanta questões sobre assimetrias de qualidade, infraestrutura e o impacto na formação docente e empregabilidade. Observam-se desafios na avaliação e supervisão acadêmica, exigindo mecanismos robustos de garantia de qualidade, como o Enade prático e avaliações in loco. A análise também revela desigualdades regionais interestaduais, com barreiras de conectividade e apoio estudantil que afetam a permanência e o desempenho. O artigo propõe recomendações para gestão e políticas públicas, incluindo a implementação eficaz do Enade prático, critérios rigorosos para a expansão de polos EAD, monitoramento de indicadores de aprendizagem e empregabilidade, e o fortalecimento de estágios. Conclui-se que o novo desenho do Ensino Superior pode promover acesso equitativo e qualidade em Goiás, desde que haja regulação responsiva, avaliação robusta e coordenação interinstitucional.
Referências
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