DO PÚBLICO AO PRIVADO, DO PRESENCIAL AO EAD: DESAFIOS DO NOVO DESENHO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Kellen Ceretta Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Luiz Eduardo Kruger Dias Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Allyson Barbosa da Silva Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Maysa de Fátima Moreira Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Rafael de Almeida Mota Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Simone Buiate Brandão Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Talles Santos Faria Silva Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA https://orcid.org/0000-0002-7473-5638
  • Thiago da Silva Rabelo Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Wesley de Oliveira Silva Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Ensino superior, Políticas educacionais, Educação a distância, Qualidade de ensino

Resumo

O ensino superior brasileiro vem passando por intensas transformações nas últimas décadas, impulsionadas pela expansão da matrícula, pela ampliação da Educação a Distância (EaD) e pela crescente demanda por inclusão social. Tais mudanças colocam em evidência um conjunto de desafios que envolvem tanto a democratização do acesso quanto a garantia da qualidade acadêmica e a sustentabilidade institucional. Este trabalho tem como objetivo discutir os principais desafios do novo desenho do ensino superior no Brasil, articulando a análise histórica da configuração público-privada do setor com os debates contemporâneos em torno da nova política de EaD, instituída pelo Decreto nº 12.456/2025. O estudo baseia-se em revisão bibliográfica e documental, tomando como referência Durham (2003), Cunha (2007), Dias Sobrinho (2013), relatórios do INEP e a recente regulamentação do MEC. Conclui-se que o futuro do ensino superior brasileiro dependerá da capacidade de articular inovação pedagógica, políticas públicas consistentes e compromisso social, de modo a equilibrar acesso, qualidade e relevância.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

CERETTA, Kellen; DIAS, Luiz Eduardo Kruger; SILVA, Allyson Barbosa da; MOREIRA, Maysa de Fátima; MOTA, Rafael de Almeida; BRANDÃO, Simone Buiate; SILVA, Talles Santos Faria; RABELO, Thiago da Silva; SILVA, Wesley de Oliveira. DO PÚBLICO AO PRIVADO, DO PRESENCIAL AO EAD: DESAFIOS DO NOVO DESENHO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15592. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES