DO PÚBLICO AO PRIVADO, DO PRESENCIAL AO EAD: DESAFIOS DO NOVO DESENHO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Palavras-chave:
Ensino superior, Políticas educacionais, Educação a distância, Qualidade de ensinoResumo
O ensino superior brasileiro vem passando por intensas transformações nas últimas décadas, impulsionadas pela expansão da matrícula, pela ampliação da Educação a Distância (EaD) e pela crescente demanda por inclusão social. Tais mudanças colocam em evidência um conjunto de desafios que envolvem tanto a democratização do acesso quanto a garantia da qualidade acadêmica e a sustentabilidade institucional. Este trabalho tem como objetivo discutir os principais desafios do novo desenho do ensino superior no Brasil, articulando a análise histórica da configuração público-privada do setor com os debates contemporâneos em torno da nova política de EaD, instituída pelo Decreto nº 12.456/2025. O estudo baseia-se em revisão bibliográfica e documental, tomando como referência Durham (2003), Cunha (2007), Dias Sobrinho (2013), relatórios do INEP e a recente regulamentação do MEC. Conclui-se que o futuro do ensino superior brasileiro dependerá da capacidade de articular inovação pedagógica, políticas públicas consistentes e compromisso social, de modo a equilibrar acesso, qualidade e relevância.