PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIEVANGÉLICA

Autores

  • Fábio Pereira Botelho Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Natasha Sophie Pereira Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Henrique Valle de Lima Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Eder José de Almeida da Silva Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Holehon Santos Campos Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Carlos Henrique Conde Silva Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Álvaro Lopes Bastos Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA
  • Igor Dalarmelino Borges Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Neurodiversidade, Ensino Superior, Tratamento Excepcional, Inclusão Educacional

Resumo

Este relato de experiência analisa a aplicação de práticas docentes inclusivas e da flexibilização pedagógica para promover a permanência e o sucesso acadêmico de discentes neurodivergentes no curso de Engenharia de Software da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA). A experiência baseou-se em acompanhamento individualizado e no uso do Tratamento Excepcional como instrumento formal de inclusão educacional. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva, acompanhou três discentes com diagnósticos distintos — Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Asperger e Dificuldade Intelectual — identificados como Discentes A, B e C. As intervenções incluíram flexibilização de prazos, adequações avaliativas e acompanhamento pedagógico contínuo. Os resultados evidenciam que a personalização do processo formativo e a adoção de práticas docentes sensíveis à neurodiversidade contribuem para a progressão acadêmica, embora o desempenho varie entre áreas técnicas e comunicacionais. Conclui-se que o êxito da inclusão depende da integração de ações multidisciplinares e da institucionalização de protocolos pedagógicos permanentes que sustentem a prática docente inclusiva.

Biografia do Autor

Fábio Pereira Botelho, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Mestre, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Bacharelados em Engenharia de Software e em Inteligência Artificial

Natasha Sophie Pereira, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Doutora, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Bacharelados em Engenharia de Software e em Inteligência Artificial

Henrique Valle de Lima, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Doutor, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Bacharelados em Engenharia de Software e em Inteligência Artificial

Eder José de Almeida da Silva, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Especialista, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Bacharelados em Engenharia de Software e em Inteligência Artificial

Holehon Santos Campos, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Mestre, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Bacharelados em Engenharia de Software e em Inteligência Artificial

Carlos Henrique Conde Silva, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Mestre, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Bacharelado em Engenharia de Software

Álvaro Lopes Bastos, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Especialista, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Bacharelado em Engenharia de Software

Igor Dalarmelino Borges, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Mestre, Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Bacharelado em Engenharia de Software.

Referências

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

BOTELHO, Fábio Pereira; PEREIRA, Natasha Sophie; LIMA, Henrique Valle de; SILVA, Eder José de Almeida da; CAMPOS, Holehon Santos; SILVA, Carlos Henrique Conde; BASTOS, Álvaro Lopes; BORGES, Igor Dalarmelino. PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIEVANGÉLICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15465. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES