A PRÁTICA DE MONITORIA COMO FATOR PROTETIVO DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES

Autores

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica, Saúde mental, Ensino Superior

Resumo

O artigo apresentado discute a importância da monitoria acadêmica como um fator protetivo de saúde mental e de desenvolvimento integral no contexto do Ensino Superior, especialmente no curso de Psicologia. Parte-se da compreensão de que a formação universitária é um período marcado por desafios emocionais, cognitivos e sociais, exigindo estratégias institucionais que promovam não apenas o aprendizado técnico, mas também o bem-estar dos estudantes. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, baseou-se em relatos de docentes do curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA sobre as experiências observadas no Programa de Monitoria entre 2024/2 e 2025/1. As informações foram coletadas por meio de registros, reuniões pedagógicas e observações diretas, sendo analisadas tematicamente com auxílio do software Requalify.ai. Os resultados apontaram para um processo de monitoria que contribui significativamente no desenvolvimento de habilidades clínicas, didáticas e socioemocionais. Os professores destacaram que os monitores demonstraram protagonismo, sensibilidade, ética e colaboração, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e criando um ambiente acolhedor e cooperativo. A monitoria também se mostrou eficaz para reduzir o estresse e o isolamento acadêmico, promovendo uma rede de suporte social que protege a saúde mental dos discentes. O estudo conclui que a monitoria é uma prática pedagógica humanizadora e protetora, pois estimula a autoeficácia, o crescimento pessoal, a autonomia e o engajamento acadêmico.  Ademais, recomenda-se ampliar a divulgação do programa, valorizar institucionalmente a atividade e investir em capacitações contínuas que abordam temas como escuta ativa e mediação de conflitos.

Biografia do Autor

Heren Nepomuceno Costa Paixão, Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA

Docente

Referências

ALMEIDA, L. S. Ensino superior: combinando exigências e apoios. In: ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. (org.). Estudantes do ensino superior: desafios e oportunidades. Braga: ADIPSIEDUC – Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação, 2019. p. 17–33.

ALMEIDA, S. B. et al. O impacto dos fatores de estresse e proteção na saúde mental de estudantes universitários: uma revisão da literatura. Revista Saúde e Ciência, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–15, 2019.

BARROS, L. F. et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior: um instrumento de aprendizagem colaborativa. Gestus Multidisciplinar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2025. Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em: [dia] mês [ano].

COSTA, F. W. B.; ARAUJO, A. P. B. Contribuições da monitoria na formação em psicologia: reflexões a partir da disciplina de teorias e técnicas psicoterápicas especiais. Duna: Revista Multidisciplinar de Inovação e Práticas de Ensino, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 19–26, abr./jun. 2025.

GIANFELICE, M. A.; MURGO, C. S.; SOUZA, A. P. de. Resiliência, bem-estar subjetivo e fatores de risco e proteção em estudantes universitários. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 29, p. 1–14, 2024. Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em: [dia] mês [ano].

LOUREIRO, A. A. R.; OLIVEIRA, M. A. C. de A. Monitoria na formação acadêmica e profissional em saúde: benefícios, desafios, contribuições. Revista Científica UNIFAGOC – Saúde, Ubá, v. 11, n. 2, p. 1–12, 2024.

MARTINS, L. F; SOUZA, F. R. & FREITAS, J. M. requalify.ai (Version 0.1) [online software]. https://requalify.ai, 2024.

MENDES, A. R. F. Fatores de risco e fatores de proteção na infância. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina Legal) – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, Porto, 2015.

VIEIRA-SANTOS, J.; DA SILVA, G. M. Estratégias de enfrentamento de estresse entre estudantes universitários brasileiros: uma revisão da literatura. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 40, n. 108, 2022. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/27799. Acesso em: [dia] mês [ano].

VIEIRA-SANTOS, J. B. et al. Fatores associados à saúde mental de estudantes universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 75, n. 1, p. 1–10, 2022.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

COSTA, Pedro Igor Pereira da; PAIXÃO, Heren Nepomuceno Costa; CUNHA, Regina Célia Alves da; FARIA, Margareth Regina Gomes Veríssimo de; TOMAZ, Renata Silva Rosa; PITANGA, Artur Vandré. A PRÁTICA DE MONITORIA COMO FATOR PROTETIVO DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15448. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES