INTEGRAÇÃO ENTRE PRÁTICA ACADÊMICA E MERCADO: O IMPACTO DA FÁBRICA DE TECNOLOGIAS TURING NA EMPREGABILIDADE EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Autores

  • Henrique Valle de Lima Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Natasha Sophie Pereira Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA https://orcid.org/0000-0002-3831-3462
  • Eder Sophie Silva Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • William Pereira dos Santos Júnior Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Talles Santos Faria Silva Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA https://orcid.org/0000-0002-7473-5638
  • Jeferson Silva Araújo Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Empregabilidade, fábrica-escola, Engenharia de Software, ensino-aprendizagem ativo, inserção profissional

Resumo

A transição do ambiente acadêmico para o mercado de trabalho em Engenharia de Software é tradicionalmente marcada por um intervalo considerável de adaptação, no qual os estudantes precisam comprovar competências práticas além do conhecimento teórico adquirido na graduação. Estudos nacionais e internacionais apontam que recém-formados em Tecnologia da Informação levam, em média, entre 12 e 24 meses para obter sua primeira colocação profissional estável na área. Nesse contexto, iniciativas institucionais que integram prática realista ao processo formativo surgem como alternativas para reduzir esse hiato e fortalecer a empregabilidade. Este artigo analisa a experiência da Fábrica de Tecnologias Turing (FTT), vinculada ao curso de Engenharia de Software da Universidade Evangélica de Goiás, concebida como uma fábrica-escola que simula o ambiente de desenvolvimento de software em squads com metodologias ágeis. A pesquisa utilizou dados de 269 alunos que ingressaram na FTT entre 2013 e 2025, com registros de entrada e saída. Os resultados indicam que a mediana de permanência é de aproximadamente oito meses, período após o qual a maioria dos alunos deixa a FTT não por evasão, mas por absorção direta pelo mercado de trabalho. Esse tempo de transição, significativamente inferior à média observada para graduandos de TI em geral, evidencia o papel estratégico da FTT na aceleração da empregabilidade. Conclui-se que a vivência prática, a exposição a demandas reais e o aprendizado em equipes multidisciplinares posicionam a FTT como um modelo pedagógico inovador que contribui para encurtar a distância entre a formação acadêmica e a inserção profissional.

Referências

ALBINA, A. C.; SUMAGAYSAY, L. P. Graduates’ employability: Evidence from tracer study of Industrial Engineering graduates. Higher Education, Skills and Work-Based Learning, v. 10, n. 3, p. 597–610, 2020. DOI: 10.1016/j.heliyon.2020.e04949.

ANDAYA, John Paul; SAN PEDRO, Jomar; TANYAG, Jose Mari. Employability of Software Engineering Graduates from 2016 to 2020: A Tracer Study. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, v. 12, n. 5, p. 234–240, 2021. DOI: 10.14569/IJACSA.2021.0120529.

FLEMING, David; HESLOP, Joanna; WHELAN, Robert. Engineering graduates’ employability: Insights into the skills most valued by employers. Journal of Engineering Education, v. 113, n. 2, p. 345-366, 2024. DOI: 10.1002/jee.20581.

GARCIA, A.; TREUDE, C.; VALENTINE, S. A systematic mapping study of collaborative learning theory in software engineering education. arXiv preprint, 2023. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2310.18845.

GAROUSI, Vahid; FELDERER, Michael; HACALOĞLU, Tamer. Software testing education: A systematic literature mapping. Science of Computer Programming, v. 177, p. 102-132, 2020. DOI: 10.1016/j.scico.2019.102276.

MARIJAN, Dusica; GOTLIEB, Arnaud. The Certus model: A model for industry–academia collaboration in software engineering. arXiv preprint, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2204.11039.

MARIJAN, Dusica; SEN, Sagar. Patterns and anti-patterns of industry–academia collaboration: A systematic literature review. Information and Software Technology, v. 130, p. 106429, 2021. DOI: 10.1016/j.infsof.2020.106429.

ROMÃO, Daniel; VIEIRA, Rafael; MARTINS, Leonardo; SILVA, Ivanildo. A hybrid approach combining Agile R&D, PBL, and Software Engineering to strengthen the link between Academia and Industry. arXiv preprint, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2407.15982.

VIEIRA, Marcelo. Social origin, skills, and graduates’ formal employability in Brazil: how does it vary across fields of study and institutions? Higher Education, v. 87, p. 771-789, 2024. DOI: 10.1007/s10734-024-01183-3.

YIN, Robert K. Case Study Research: Design and Methods. 5. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2015.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

LIMA, Henrique Valle de; PEREIRA, Natasha Sophie; SILVA, Eder Sophie; SANTOS JÚNIOR , William Pereira dos; SILVA, Talles Santos Faria; ARAÚJO, Jeferson Silva. INTEGRAÇÃO ENTRE PRÁTICA ACADÊMICA E MERCADO: O IMPACTO DA FÁBRICA DE TECNOLOGIAS TURING NA EMPREGABILIDADE EM ENGENHARIA DE SOFTWARE. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15444. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES