DA TEORIA À PRÁTICA: INOVAÇÃO AVALIATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE COM A ADOÇÃO DE PROVAS PRÁTICAS

Autores

  • Henrique Valle de Lima
  • Natasha Sophie Pereira Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA https://orcid.org/0000-0002-3831-3462
  • Eder José Almeida da Silva Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Rogério Rodrigues dos Santos Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Vinícius Sarmento Costa Siqueira Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Wosney Ramos de Souza Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Weder Mariano de Sousa Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

avaliação, Ensino Superior., engenharia de software, provas práticas, aprendizagem ativa

Resumo

A avaliação da aprendizagem no ensino superior constitui elemento essencial para a formação acadêmica e profissional, na medida em que orienta processos pedagógicos, regula o desenvolvimento das competências previstas no currículo e influencia diretamente o desempenho dos estudantes. Nesse contexto, as metodologias avaliativas adotadas impactam não apenas a aquisição de conhecimento, mas também a capacidade de aplicação prática dos conteúdos na futura atuação profissional. O curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA, atento ao caráter aplicado que fundamenta sua proposta formativa, implantou, a partir do semestre letivo de 2025-2, a utilização de provas práticas como componente estruturante do processo avaliativo em todas as disciplinas. As provas práticas são realizadas uma semana antes das avaliações teóricas previstas em calendário acadêmico, permitindo que os estudantes antecipem a aplicação dos conceitos trabalhados em sala, em situações reais de programação, modelagem e resolução de problemas. Essa estratégia promove maior integração entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que oferece ao corpo docente um instrumento mais consistente de verificação do aprendizado. Os resultados preliminares apontam ganhos significativos, tanto na qualidade das soluções apresentadas quanto no engajamento discente, além de uma melhoria perceptível no desempenho teórico subsequente. Professores também relatam maior clareza na identificação de dificuldades dos alunos, o que tem subsidiado ajustes pedagógicos mais efetivos. Conclui-se, assim, que a adoção sistemática de provas práticas representa uma inovação avaliativa relevante, alinhada ao perfil profissional esperado no campo da Engenharia de Software e ao compromisso institucional com a aprendizagem significativa.

Referências

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

LIMA, Henrique Valle de; PEREIRA, Natasha Sophie; SILVA, Eder José Almeida da; SANTOS, Rogério Rodrigues dos; SIQUEIRA, Vinícius Sarmento Costa; SOUZA, Wosney Ramos de; SOUSA, Weder Mariano de. DA TEORIA À PRÁTICA: INOVAÇÃO AVALIATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE COM A ADOÇÃO DE PROVAS PRÁTICAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15443. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES