INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS DESAFIOS DO NOVO DESENHO DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PARASITOLOGIA ANIMAL
Palavras-chave:
Inteligência artificial; Ensino superior; Educação veterinária; Parasitologia animal; Inovação pedagógica.Resumo
O presente artigo discute os desafios do novo desenho do ensino superior frente à incorporação de tecnologias digitais e inteligência artificial (IA), com base em literatura recente sobre inteligência híbrida e o futuro da educação na era da IA generativa. A discussão é articulada a partir de um relato de experiência em uma disciplina de Parasitologia Animal, em que alunos utilizaram IA para construir diagramas sobre piolhos como ectoparasitas, comparando diferentes tipos de prompts e articulando as respostas com bases científicas, como o PubMed. Os resultados evidenciam o potencial da IA como ferramenta de apoio didático, mas também expõem os desafios de alinhamento pedagógico, uso crítico e formação docente. Conclui-se que a integração da IA no ensino superior deve ser conduzida com responsabilidade, de modo a fortalecer a aprendizagem significativa, o pensamento crítico e a responsabilidade social.
Referências
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