INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS DESAFIOS DO NOVO DESENHO DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PARASITOLOGIA ANIMAL

Autores

  • DÉBORA DÉBORA PEREIRA GARCIA MELO UniEvangélica
  • Thiago Souza Azeredo Bastos
  • Cristine dos Santos Settimi Cysneiros
  • Gisele Ferreira dos Santos Eguti
  • Jonatas Oliveira dos Santos
  • Jose do Nascimento Júnior
  • Leticia Hirata Mendes
  • Luiz Fernando Fernandes Dos Santos
  • Natalia Cristina de Souza
  • Gustavo Souza Silva

Palavras-chave:

Inteligência artificial; Ensino superior; Educação veterinária; Parasitologia animal; Inovação pedagógica.

Resumo

O presente artigo discute os desafios do novo desenho do ensino superior frente à incorporação de tecnologias digitais e inteligência artificial (IA), com base em literatura recente sobre inteligência híbrida e o futuro da educação na era da IA generativa. A discussão é articulada a partir de um relato de experiência em uma disciplina de Parasitologia Animal, em que alunos utilizaram IA para construir diagramas sobre piolhos como ectoparasitas, comparando diferentes tipos de prompts e articulando as respostas com bases científicas, como o PubMed. Os resultados evidenciam o potencial da IA como ferramenta de apoio didático, mas também expõem os desafios de alinhamento pedagógico, uso crítico e formação docente. Conclui-se que a integração da IA no ensino superior deve ser conduzida com responsabilidade, de modo a fortalecer a aprendizagem significativa, o pensamento crítico e a responsabilidade social.

Referências

AKATA, Z.; et al. A brief taxonomy of hybrid intelligence. Frontiers in Artificial Intelligence, v. 3, p. 1–7, 2020.

CHIU, T. K. F. Future research recommendations for transforming higher education with generative AI. Education and Information Technologies, v. 29, p. 875–893, 2024.

PESCETELLI, N. Hybrid intelligence: Merging human and artificial intelligence for the benefit of society. AI & Society, v. 36, p. 1023–1034, 2021.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

DÉBORA PEREIRA GARCIA MELO, DÉBORA et al. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS DESAFIOS DO NOVO DESENHO DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PARASITOLOGIA ANIMAL . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15416. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES