INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM PRÁTICA EM DISCIPLINAS TÉCNICAS

Autores

  • Rodollf Augusto R. H. A. B. Assunção Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • João Maurício Fernandes Souza Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Cláudia Fabiana Alves Rezende Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Klenia Rodrigues Pacheco Sá Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Cristiane Gonçalves de Moraes
  • Ricardo Elias do Vale Lima Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Anderson da Silva Umbelino Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • João Daros Malaquias Junior
  • João Pedro Ribeiro Afonso Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Bianca de Oliveira Horvath Pereira Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa, Ensino, Ciências Agrárias

Resumo

Este relato de experiência teve como objetivo analisar a influência do espectro de socialização dos estudantes universitários na aprendizagem e aplicação dos conteúdos nas disciplinas de Topografia e Geoprocessamento e Agrometeorologia e Climatologia, ofertadas no curso de Agronomia, em uma instituição de ensino superior. A experiência foi conduzida no ano de 2025, envolvendo turmas de diferentes períodos com perfis variados de interação interpessoal. A partir da observação participante e da análise das dinâmicas em sala e em atividades práticas de campo, verificou-se que o grau de socialização entre os discentes impactou diretamente o desempenho acadêmico, a autonomia na resolução de problemas técnicos e a proficiência no uso de instrumentos específicos das disciplinas. Estudantes com maior engajamento coletivo demonstraram facilidade na execução de práticas colaborativas, como levantamentos planialtimétricos, interpretação de dados meteorológicos e integração de informações em relatórios técnicos. Em contrapartida, alunos com comportamento mais introspectivo ou com baixa interação social evidenciaram maior dificuldade na adaptação a contextos práticos, além de maior dependência das instruções docentes. Os resultados reforçaram os pressupostos do sociointeracionismo, evidenciando que, mesmo em áreas técnicas, a aprendizagem se fortalece por meio da mediação social e da construção coletiva do conhecimento. Concluiu-se que o estímulo à cooperação acadêmica é fundamental para a formação plena em disciplinas aplicadas das Ciências Agrárias.

Referências

BASTOS, Lílian M.; PIMENTA, Selma G. Ensino superior: desafios pedagógicos e práticas docentes. São Paulo: Cortez, 2021.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 25. ed. Campinas: Autores Associados, 2020.

FREITAS, Maria T. A. Didática e prática de ensino de ciências agrárias: interfaces e perspectivas. Viçosa: UFV, 2019.

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T. Aprendizagem cooperativa na sala de aula. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020.

MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Papirus, 2018.

OLIVEIRA, Ana R. C.; SOUZA, Daniel M. Interações sociais e aprendizagem no ensino superior: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Pedagogia Universitária, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 45-61, 2022.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

ASSUNÇÃO, Rodollf Augusto R. H. A. B. et al. INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM PRÁTICA EM DISCIPLINAS TÉCNICAS . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15402. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES