INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM PRÁTICA EM DISCIPLINAS TÉCNICAS
Palavras-chave:
Aprendizagem Colaborativa, Ensino, Ciências AgráriasResumo
Este relato de experiência teve como objetivo analisar a influência do espectro de socialização dos estudantes universitários na aprendizagem e aplicação dos conteúdos nas disciplinas de Topografia e Geoprocessamento e Agrometeorologia e Climatologia, ofertadas no curso de Agronomia, em uma instituição de ensino superior. A experiência foi conduzida no ano de 2025, envolvendo turmas de diferentes períodos com perfis variados de interação interpessoal. A partir da observação participante e da análise das dinâmicas em sala e em atividades práticas de campo, verificou-se que o grau de socialização entre os discentes impactou diretamente o desempenho acadêmico, a autonomia na resolução de problemas técnicos e a proficiência no uso de instrumentos específicos das disciplinas. Estudantes com maior engajamento coletivo demonstraram facilidade na execução de práticas colaborativas, como levantamentos planialtimétricos, interpretação de dados meteorológicos e integração de informações em relatórios técnicos. Em contrapartida, alunos com comportamento mais introspectivo ou com baixa interação social evidenciaram maior dificuldade na adaptação a contextos práticos, além de maior dependência das instruções docentes. Os resultados reforçaram os pressupostos do sociointeracionismo, evidenciando que, mesmo em áreas técnicas, a aprendizagem se fortalece por meio da mediação social e da construção coletiva do conhecimento. Concluiu-se que o estímulo à cooperação acadêmica é fundamental para a formação plena em disciplinas aplicadas das Ciências Agrárias.
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