FORMAÇÃO HOLÍSTICA NA AGRONOMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Bianca de Oliveira Horvath Pereira
  • João Maurício Fernandes Souza UniEVANGÉLICA
  • Cláudia Fabiana Alves Rezende
  • Klenia Rodrigues Pacheco Sá
  • Cristiane Gonçalves de Moraes
  • Ricardo Elias do Vale Lima
  • Anderson da Silva Umbelino
  • Rodolff Augusto R. H. A. B. Assunção
  • João Daros Malaquias Junior
  • Murilo Gonçalves Júnior

Palavras-chave:

Formação integral, Ensino superior, Sustentabilidade, Extensão universitária, Agronomia

Resumo

A formação em Agronomia, quando orientada por uma perspectiva holística, promove uma compreensão ampliada acerca das inter-relações entre agricultura, sociedade e meio ambiente. Este relato de experiência busca apresentar e discutir atividades acadêmicas e extensionistas realizadas no curso de Agronomia da UniEVANGÉLICA, destacando como a abordagem holística contribui para a formação de profissionais críticos, éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável. O relato fundamenta-se na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Agronomia, bem como na observação participante de vivências práticas. As experiências relatadas incluem projetos de hortas comunitárias, recuperação de áreas degradadas, atividades de extensão rural e visitas técnicas, que possibilitaram aos estudantes integrar saberes técnicos e humanísticos. Os resultados indicam que a formação holística contribuiu para o fortalecimento da visão sistêmica da agricultura, para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para o engajamento dos estudantes em questões éticas e ambientais. Conclui-se que essa perspectiva educativa representa um avanço na formação dos futuros agrônomos, tornando-os mais preparados para enfrentar os desafios do século XXI.

Referências

ALTIERI, M. A., & NICHOLLS, C. I. Do modelo agroquímico à agroecologia: a busca por sistemas alimentares saudáveis e resilientes em tempos de COVID-19. Desenvolvimento e Meio ambiente, v. 57, n. 1, p. 245-257, 2021.

ALTIERI, M. A., & NICHOLLS, C. I. Do modelo agroquímico à agroecologia: a busca por sistemas alimentares saudáveis e resilientes em tempos de COVID-19. Desenvolvimento e Meio ambiente, v. 57, n. 1, p. 245-257, 2021.

ALVARENGA, M. R. Curso de formação extensionista: desafios e potencialidades. RealizAção, v. 9, n. 17, p. 118-130, 2022.

ARRUZZO, R. C., DA CONCEIÇÃO, D. N., DA SILVA CIDADE, L. D., DA SILVA, M. F., DA SILVA, H. O. S., & DE ALMEIDA BRAGA, G. Colher Urbano: práticas e diálogos de uma horta pedagógica e comunitária na Baixada Fluminense. Cadernos de Agroecologia, v. 19, n. 1, 2024.

BORGES, C. L. P., & CARNIATTOA, I. Curriculum Greening in Agronomy Courses of two Paraná’s Universities: na Analysis from Aces Network Categories. Revista Internacional de Educação Superior, v. 9, 2023.

COSTA, C. R. F., & SGUAREZI, S. B. AGROECOLOGIA E ODS: HÁ UM CAMINHO CONVERGENTE ENTRE A PRÁTICA E A AGENDA 2030?. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 18, n. 1, p. 434-451, 2023.

CUZZUOL, Vera; DOS SANTOS FERREIRA, Nadja Valéria; MANÉIA, Arismar. A perspectiva da responsabilidade socioambiental nas instituições de ensino superior. Revista eletRônica em Gestão, educação e tecnoloGia ambiental, p. 1527-1539, 2012.

DE FREITAS, P. H. G., JÁCOME, A. G., & BEZERRA, S. F. Horta comunitária: estratégia pedagógica e interdisciplinar: pedagogical and interdisciplinary strategy. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020.

DINIZ, L. F. A. C., SOUSA, G., & SOUZA, D. D. (2021). As Instituições de Ensino Superior e seus interlocutores quanto à percepção nas ações extensionistas. Revista de Educação Popular, v. 20, n. 1, p. 140-159, 2021.

DOS SANTOS, C. C., CORDEIRO, M. B., DE FREITAS, L. C. A., DE BARROS, M. P. F., & MONTEIRO, B. L. Horta Agroecológica Comunitária: Transformando Áreas Comuns em Espaço de Convivência Entre os Alojamentos Masculinos da UFRRJ. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 2, p. 8-8, 2018.

FELIPE, R. T. A., RAYOL, B. P., VASCONCELOS, B. N. F., SALES, E. F., PENEIREIRO, F. M., FRANCO, F. S., ... & STEENBOCK, W. Sistemas agroflorestais agroecológicos: trajetórias, perspectivas e desafios nos territórios do Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 18, n. 1, p. 09-43, 2023.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO). Rome, , v. 403, 2018. Acessado em 11 de Setembro de 2025.

FRANCISCO, T. H. A., DA VEIGA, I. M. B., & DA CUNHA, L. S. Uma narrativa sobre a extensão universitária no contexto da quarta revolução industrial: As oportunidades para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Revista de Extensão, v. 5, n. 1, p. 1-15, 2020.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed (revised). New York: Continuum, v. 356, p. 357-358, 1996.

SILVA, A. C. A.; SILVA, A. C. F.; REIS, D. D. S.. A extensão universitária no ensino e a correlação com o mundo rural. Revista Rural & Urbano. Recife. v. 06, n. 02, p. 242-259 , 2021.

UNIEVANGÉLICA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029. Anápolis: UniEVANGÉLICA, 2024a.

UNIEVANGÉLICA. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Anápolis: UniEVANGÉLICA, 2024b.

YUS, Rafael. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

DE OLIVEIRA HORVATH PEREIRA, Bianca et al. FORMAÇÃO HOLÍSTICA NA AGRONOMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS NO ENSINO SUPERIOR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15401. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES